Qualidade das respostas das teleconsultorias do núcleo estadual de telessaúde do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11728-11741

Palavras-chave:

Telemedicina, Atenção Primária à Saúde, Consulta Remota, Brasil

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade das respostas das teleconsultorias realizadas pelo Núcleo de Telessaúde Estadual do Maranhão, demandadas pelos profissionais de saúde da Atenção Básica. Métodos: Estudo descritivo e analítico, com abordagem quantitativa da amostra (n = 653) teleconsultorias respondidas no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. A qualidade das respostas foi aferida por auditoria. A resolubilidade da resposta e a satisfação do solicitante foram verificadas por meio de um questionário integrado à teleconsultoria. Resultados: Agentes comunitários de saúde e enfermeiros solicitaram 67,1% das teleconsultorias avaliadas. Dentre os temas consultados, o relativo a problemas gerais ou inespecíficos, foi o mais frequente. 88% dos solicitantes tiveram suas dúvidas totalmente esclarecidas; 98,2% declararam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos. 85% das respostas foram classificadas entre boa, muito boa e excelente. Houve associação significante entre a qualidade da resposta e o grau de satisfação do solicitante (p=0,001). Conclusão: A qualidade das respostas das teleconsultorias e o grau de satisfação dos solicitantes apresentaram índices altos. As teleconsultorias avaliadas fornecem subsídios para que políticas públicas educacionais possam ser instituídas.

Biografia do Autor

Cirlandio Coutinho de Lima

Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Rede – Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, São Luís (MA), Brasil.

Liberata Campos Coimbra

Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Rede – Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, São Luís (MA), Brasil.

Humberto Oliveira Serra

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Medicina II, São Luís (MA), Brasil.

Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves

Universidade Federal do Maranhão. Programa de Pós-Gradução em Saúde Coletiva, São Luís (MA), Brasil

Ellen Rose Sousa Santos

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Medicina II, São Luís (MA), Brasil.

Referências

Dolny LL, Lacerda JT de, Natal S, Calvo MCM. Serviços de teletssaúde como apoio à educação permanente na atenção básica à saúde: uma proposta de modelo avaliativo. Interface [Internet]. 2019 [acesso em 2019 jul 12]; 23:1–18. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832019000100248&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Ministerio da Saúde (BR). Manual de telessaúde para atenção básica. Brasília; Ministério da Saúde; 2012. [acesso em 2018 abr 21]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/manual_telessaude.pdf . Acesso em

Haddad A, Silva D, Monteiro A, Guedes T, Figueiredo A. Follow up of the legislation advancement along the implementation of the Brazilian telehealth programme. J Int Soc Telemed e Health [Internet]. 2016 [acesso em 2018 mai 14];4:1–7. Disponível em: https://journals.ukzn.ac.za/index.php/JISfTeH/article/view/141

Ministerio da Saúde (BR). Redefine e amplia o programa telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes). Portaria 2546 [Internet]. 2011 [acesso em 2018 jul 28]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2546_27_10_2011.html

Ministério da Saúde (BR). Protocolo de telerregulação de teleconsultorias [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. [acesso em 2018 ago 19]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_telessaude_protocolo_teleregulacao_tel econsultorias.pdf

Ministerio da Saúde (BR). Protocolo de resposta a teleconsultorias. Brasília; Ministério da Saúde; 2013. [acesso em 2018 mai 8]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_telessaude_protocolo_respostas_teleco nsultorias.pdf

Bernardes ACF, Coimbra LC, Serra HO. Utilização do programa telessaúde no Maranhão como ferramenta para apoiar a educação permanente em saúde. Rev Panam Salud Pública [Internet]. 2018 [acesso em 2018 fev 14];42(25):1–9. Disponível em: http://iris.paho.org/xmlui/handle/123456789/49506

Serra HO, Silva RS, Lima NDS, Maia LB, Meloni A, Santos RC, et al. Application tool for improvement of the metrics of unread and unevaluated teleconsultations of the telehealth center - huufma. J Int Soc Telemed eHealth [Internet]. 2017 [acesso em 2018 mar 9];5(GKR):1–4. Available on: https://journals.ukzn.ac.za/index.php/JISfTeH/article/view/266

Silva RS, Serra HO, Maia LB, Lima NS, Montes MAM, Maia AB, et al. Sistema de monitoramento e gerenciamento de teleconsultorias. An do 8o Congr Bras Telemedicina e Telessaúde [Internet]. 2018 [acesso em 2018 nov 21];5(1):38–9. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/33730-112285-1-SM%20(1).pdf.

Gronroos C. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus; 2003.

Alkmim MBM, Maia JX, Marcolino MS, Cunha LR, Silva GAC da, Figueira RM, et al. Nove anos de experiência em teleconsultorias para atenção primária. Gold Boock: Inovação Tecnológica em Educação e Saúde [Internet] 2018. [acesso em 2018 nov 12]:224-40. Disponível em: http://www.telessaude.uerj.br/resource/goldbook/pdf/14.pdf

Marcolino MS, Alkmim MB, Assis T, Sousa L, Ribeiro A. Teleconsultorias no apoio à atenção primária à saúde em municípios remotos no estado de Minas Gerais, Brasil. Rev

Panam Salud Publica [Internet]. 2014 [acesso em 2018 set 28];35(5/6):345–52. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/6931/b2548eda609ce62dcd0951a8b2ae99cb6ef4.pdf

Schmitz CAA, Harzheim E. Oferta e utilização de teleconsultorias para atenção primária à saúde no programa telessaúde Brasil redes. Rev Bras Med Fam Comunid [Internet]. 2017 [acesso em 2018 abr 5];12(39):1–11. Disponível em: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1453

Pessoa CG, Sousa L, Ribeiro AL, Oliveira TB, Silva JLP, Alkmim MBM, Marcolino MS. Description of Factors Related to the Use of the Teleconsultation System of a Large Telehealth Service in Brazil - the Telehealth Network of Minas Gerais. J. Int. Soc. Telemed e Health 2016; 4(e4):1-9

Danasceno RF, Caldeira AP. Fatores associados à não utilização da teleconsultoria por médicos da Estratégia Saúde da Família. Cienc Saude Colet. (2018/Jan).

Montes MAM, Serra HO, Andrade PJA, Sousa TM, Reis AM, Silva RS, et al. Dez anos de telessaúde do HUUFMA. J Bras Telessaúde [Internet]. 2018 [acesso em 2018 dez 14];5(1):55–55. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufma/noticias/-

/asset_publisher/s7KDTvaBNPtX/content/id/2696611/2017-12-telessaude-do-hu-ufma- celebra-10-anos-e-contabiliza-avancos

World Organization of National Colleges, Academies and A, Practitioners/ A of G. Classificação Internacional de Atenção Primária ( ciap 2 ) [Internet]. 2009 [acesso em 2018 set 21]. Disponível em:http://www.sbmfc.org.br/wp- content/uploads/media/file/CIAP%202/CIAP%20Brasil_atualizado.pdf

Landsberg G, Savassi L, Sousa A, Freitas J, Nascimento J, Azagra R. Análise da demanda em medicina de família no Brasil utilizando a classificação internacional de atenção primária: analysis of demand for family medical care in Brazil using the international classification of primary care. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2012 [acesso em 2018 ago 15];17(11):3025–36. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi- bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p &nextAction=lnk&exprSearch=656446&indexSearch=ID

Ministério da Saúde (BR). Diretrizes para a oferta do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Nota Tec 50 [Internet]. [acesso em 2018 jun 14]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/notas_tecnicas/Nota_Tecnica_Diretrizes_Teless aude.pdf

Vieira-da-Silva LM. Avaliação de políticas e programas de saúde [Internet]. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2014 [acesso em 2018 mar 18]. Disponível em: http://books.scielo.org/id/w7q9z

Mendes EV. Construção social. Brasilia: CONASS; 2015.

GUSSO, G. D. F. Diagnóstico da demanda em Florianópolis utilizando a lassificação Internacional da Atenção Primária: 2ª edição (CIAP-2). 2009. 212f. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, 2009.

Zanaboni P, Scalvini S, Bernocchi P, Borghi G, Tridico C, Masella C. Teleconsultation service to improve healthcare in rural areas: acceptance, organizational impact and appropriateness. BMC Health Serv Res [Internet]. 2009 [access in 2018 may 30];18(9):1–9. Available on: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20021651

Ribeiro ALP, Alkmim MB, Cardoso CS, Carvalho GGR, Caiaffa WT, Andrade MV, et al. Implantação de um sistema de telecardiologia em Minas Gerais: projeto Minas Telecardio. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2010 [acesso em 2019 ago 25];95(1):70-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066- 782X2010001100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=em

Esperidião MA, Viera-da-Silva LM. A satisfação do usuário na avaliação de serviços de saúde: ensaio sobre a imposição de problemática. Saúd Debate [Internet]. 2018 [acesso em 2018 ago 13];42(spe2):331–40. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42nspe2/0103-1104-sdeb-42-spe02-0331.pdf

Bastos GAN, Fasolo LR. Factors that influence outpatient service user satisfaction in a lowincome population: a populationbased study. Rev Bras Epidemiol [Internet]. 2013 [accesso em 2018 abr 23];16(1):114–24. Available on http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415- 790X2013000100114&script=sci_arttext&tlng=en

Owens DJ, Batchelor C. Patient satisfaction and the elderly. Soc Sci Med [Internet]. 1996 [acesso em 2019 jul 14];42(11):1483–91. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/0277953695002340

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Coutinho de Lima, C., Campos Coimbra, L., Oliveira Serra, H., Ferreira Bernardes Neves, A. C., & Sousa Santos, E. R. (2022). Qualidade das respostas das teleconsultorias do núcleo estadual de telessaúde do Maranhão. Saúde Coletiva (Barueri), 12(81), 11728–11741. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11728-11741

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos