Qualidade das respostas das teleconsultorias do núcleo estadual de telessaúde do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i81p11728-11741Palavras-chave:
Telemedicina, Atenção Primária à Saúde, Consulta Remota, BrasilResumo
Objetivo: Avaliar a qualidade das respostas das teleconsultorias realizadas pelo Núcleo de Telessaúde Estadual do Maranhão, demandadas pelos profissionais de saúde da Atenção Básica. Métodos: Estudo descritivo e analítico, com abordagem quantitativa da amostra (n = 653) teleconsultorias respondidas no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. A qualidade das respostas foi aferida por auditoria. A resolubilidade da resposta e a satisfação do solicitante foram verificadas por meio de um questionário integrado à teleconsultoria. Resultados: Agentes comunitários de saúde e enfermeiros solicitaram 67,1% das teleconsultorias avaliadas. Dentre os temas consultados, o relativo a problemas gerais ou inespecíficos, foi o mais frequente. 88% dos solicitantes tiveram suas dúvidas totalmente esclarecidas; 98,2% declararam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos. 85% das respostas foram classificadas entre boa, muito boa e excelente. Houve associação significante entre a qualidade da resposta e o grau de satisfação do solicitante (p=0,001). Conclusão: A qualidade das respostas das teleconsultorias e o grau de satisfação dos solicitantes apresentaram índices altos. As teleconsultorias avaliadas fornecem subsídios para que políticas públicas educacionais possam ser instituídas.
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