O USO DE ESTIMULANTES CEREBRAIS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA

revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p12872-12885

Palavras-chave:

Estimulantes cerebrais, Estudantes de medicina, Substâncias psicoativas, Performance

Resumo

Objetivo: evidenciar o uso de estimulantes cerebrais por estudantes de medicina no Brasil para melhora da performance acadêmica, entendendo as substâncias mais utilizadas, a prevalência de uso, efeitos percebidos e consequências.  Metodologia: a pesquisa trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram realizadas buscas nas fontes de dados PubMED, SciELO, LILACS e MEDLINE, a partir dos descritores "stimulants", "medical students", "performance" e "psychoative substances" no período de 2018 a 2023, que resultaram na seleção de 9 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: foi observado consumo abusivo de estimulantes, principalmente de cafeína, bebida energética, metilfenidato e anfetaminas entre o público-alvo, além de maior incidência entre estudantes do quarto ano, que se mudaram da cidade-natal, tabagistas e/ou sedentários. Conclusão: o tema é um problema de saúde pública e carece de pesquisas aprofundadas para propiciar a mobilização das instituições de ensino e órgãos de saúde.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

Marinho, G. P., Barbosa, G. I., Oliveira Ávila, P. I., Barbosa, D. I., Alves Barbosa, C. P., Dantas Carozo Calumby, T. M., ARAUJO, L. C. N., & da Silva Oliveira, T. A. (2023). O USO DE ESTIMULANTES CEREBRAIS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 13(87), 12872–12885. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i87p12872-12885

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos