PRECEPTORIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM RESIDÊNCIAS OBSTÉTRICAS DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12494-12507Palavras-chave:
Preceptoria, Enfermagem Obstétrica, Capacitação Profissional, Educação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.Resumo
Objetivo: Descrever evidências sobre a preceptoria e o processo ensino-aprendizagem durante a pós-graduação lato sensu, sintetizando contribuições para a enfermagem obstétrica na modalidade residência.Método:Revisão integrativa nas bases BDENF, MEDLINE e LILACS, nos idiomas inglês, português e espanhol, nalinha temporal de 2016 a 2022. Resultados:Do quantitativo de 264 artigos, 23 produções adequaram-se a revisão. Os desafios referendados dentro da preceptoria em outras especialidades da enfermagem são os mesmos da preceptoria em residência obstétrica. A interpretação de dados gerou: Preceptoria: oportunidade de conciliação de conhecimento teórico-prático; Necessidade de capacitação pedagógica para preceptores; Preceptoria como elo entre ensino-serviço-comunidade.Conclusão:O cenário científico brasileiro da enfermagem carece de estudos sobre a temática com foco propositivo e interventivo. É premente que os programas de residências obstétricas instrumentalizem seus preceptores com formação pedagógica, meios de enfrentar o estresse, apoio institucional e financeiro do bojo de projetos e programas de saúde.
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