PRECEPTORIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM RESIDÊNCIAS OBSTÉTRICAS DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12494-12507

Palavras-chave:

Preceptoria, Enfermagem Obstétrica, Capacitação Profissional, Educação em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Descrever evidências sobre a preceptoria e o processo ensino-aprendizagem durante a pós-graduação lato sensu, sintetizando contribuições para a enfermagem obstétrica na modalidade residência.Método:Revisão integrativa nas bases BDENF, MEDLINE e LILACS, nos idiomas inglês, português e espanhol, nalinha temporal de 2016 a 2022. Resultados:Do quantitativo de 264 artigos, 23 produções adequaram-se a revisão. Os desafios referendados dentro da preceptoria em outras especialidades da enfermagem são os mesmos da preceptoria em residência obstétrica. A interpretação de dados gerou: Preceptoria: oportunidade de conciliação de conhecimento teórico-prático; Necessidade de capacitação pedagógica para preceptores; Preceptoria como elo entre ensino-serviço-comunidade.Conclusão:O cenário científico brasileiro da enfermagem carece de estudos sobre a temática com foco propositivo e interventivo. É premente que os programas de residências obstétricas instrumentalizem seus preceptores com formação pedagógica, meios de enfrentar o estresse, apoio institucional e financeiro do bojo de projetos e programas de saúde.

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Publicado

2023-06-20

Como Citar

Amaral, E. S., Carneiro, M. S., Rodrigues, D. P., Parente, A. T., Parente, A. do N., Rodrigues , D. M., & Lobato Silva , L. de F. (2023). PRECEPTORIA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM RESIDÊNCIAS OBSTÉTRICAS DA ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde Coletiva (Barueri), 13(86), 12494–12507. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2023v13i86p12494-12507

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos