POTENCIALIZANDO APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E INFORMÁTICA
Palavras-chave:
Saúde Pública; Aprendizagem; material de ensino; ensino; enfermagem.Resumo
Este trabalho descreve a experiência interdisciplinar de docentes dos cursos técnicos de Enfermagem e Informática em uma escola particular de Belo Horizonte, que tem parceria com o Programa Trilhas do Futuro, criado e administrado pela Secretaria da Educação de Minas Gerais. O objetivo orientador foi apresentar a estruturação construtiva e colaborativa ao desenvolver um artefato de mensageria, chatbot estruturado de forma aplicada com os estudantes do curso de informática, em parceria com o conteúdo e o contexto dos estudantes do curso de Enfermagem, para a disciplina de Saúde Coletiva, direcionado a aprendizagem. O bot como um facilitador neste processo, criando espaços para que estes alunos construíssem ativamente seu conhecimento. Buscando aplicar modelos centrados no aluno e sua experiência para interação na (re)construção da informação da disciplina e seu conteúdo, tendo em vista o desafio da produção de interfaces conversacionais contextualizadas. A iniciativa dos docentes buscou a criação coletiva, o uso de tecnologias, da metodologia exploratória e descritiva, no uso do Design Thinking e a inovação pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem. O constructo foi intitulado como "Susan", cujo nome foi escolhido estrategicamente para aproximar o bot da sigla SUS (Sistema Único de Saúde), amplamente conhecido e relevante no contexto da saúde coletiva. Conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas educacionais e informacionais, contribui para a interação do aluno com o conhecimento através do bot construído, por considerar sua evolução durante o processo de design.
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