POTENCIALIZANDO APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E INFORMÁTICA

Autores

  • Marceli Vituri Marques Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Especialista em docência, administração hospitalar e ferramentas virtuais, graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo e docente no curso de Técnico de Enfermagem na Instituição Proz https://orcid.org/0000-0002-4378-287X
  • Eliane Scheid Gazire Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva Ferreira (1977), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro/SP, (1985) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, (2000). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG https://orcid.org/0000-0002-4798-2326
  • Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991), especialista em Administração de Sistemas de Informação (1994), mestre em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Profissional com atuação na docência e pesquisa, atualmente professora da Anhanguera. https://orcid.org/0000-0002-4008-2771
  • Jessica Jade Ribeiro Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2016) e em Enfermagem pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH (2021), especialista em Enfermagem e Saúde da Mulher. Docente na Instituição Proz Educação e Enfermeira da CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Sabará. https://orcid.org/0009-0004-5456-1919
  • Thaís Barreiros Tavares Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-Graduação em Gestão e enfermagem do Trabalho pela Faculdade Única de Ipatinga e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Docente do Curso Técnico de Enfermagem na Instituição Proz Educação e compõe o corpo Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Universo/Campus Belo Horizonte e do Curso de Pós-Graduação em Saúde Públia da Faculdade Universo/Campos Belo Horizonte https://orcid.org/0000-0001-5076-4736

Palavras-chave:

Saúde Pública; Aprendizagem; material de ensino; ensino; enfermagem.

Resumo

Este trabalho descreve a experiência interdisciplinar de docentes dos cursos técnicos de Enfermagem e Informática em uma escola particular de Belo Horizonte, que tem parceria com o Programa Trilhas do Futuro, criado e administrado pela Secretaria da Educação de Minas Gerais. O objetivo orientador foi apresentar a estruturação construtiva e colaborativa ao desenvolver um artefato de mensageria, chatbot estruturado de forma aplicada com os estudantes do curso de informática, em parceria com o conteúdo e o contexto dos estudantes do curso de Enfermagem, para a disciplina de Saúde Coletiva, direcionado a aprendizagem. O bot como um facilitador neste processo, criando espaços para que estes alunos construíssem ativamente seu conhecimento. Buscando aplicar modelos centrados no aluno e sua experiência para interação na (re)construção da informação da disciplina e seu conteúdo, tendo em vista o desafio da produção de interfaces conversacionais contextualizadas. A iniciativa dos docentes buscou a criação coletiva, o uso de tecnologias, da metodologia exploratória e descritiva, no uso do Design Thinking e a inovação pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem. O constructo foi intitulado como "Susan", cujo nome foi escolhido estrategicamente para aproximar o bot da sigla SUS (Sistema Único de Saúde), amplamente conhecido e relevante no contexto da saúde coletiva. Conclui-se que a construção de um artefato conversacional, com base nas perspectivas das práticas educacionais e informacionais, contribui para a interação do aluno com o conhecimento através do bot construído, por considerar sua evolução durante o processo de design.

 

Referências

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

Marques, M. V., Gazire, E. S., Guimarães, L. J. B. L. S., Ribeiro , J. J., & Tavares, T. B. (2024). POTENCIALIZANDO APRENDIZAGEM NA SAÚDE COLETIVA: INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E INFORMÁTICA. Saúde Coletiva (Barueri), 14(91). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/3191

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Artigo Original