Relevância das Atividades Rítmicas na Formação de Professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15161-15178Palavras-chave:
Formação humana, Corporeidade, Educação, EnsinoResumo
Objetivo: Compreender as percepções de alunos do curso de graduação em Educação Física sobre atividades rítmicas e danças, e como podem auxiliar na formação profissional. Método: Estudo de abordagem qualitativa do tipo etnográfico e descritivo, caráter analítico e interpretativo, realizado em uma instituição de ensino superior, aplicando a técnica de análise de conteúdo em uma seleção de 20 alunos, utilizando-se um grupo focal e observação participante. Resultado: Evidenciou-se a problemática de escassez de conteúdos sobre essa área, nas aulas de Educação Física na Educação Básica, falta de informação e formação dos professores da Educação Básica quanto à dança, o que afeta diretamente os alunos. Conclusão: O preconceito apresentou-se como um motivo para a falta de oferta dessas aulas, juntamente com a falta de informação e formação dos educadores sobre essa temática. Destacou-se a importância das atividades rítmicas e dança para o desenvolvimento desse público, beneficiando aspectos motores, cognitivos e sociais.
Referências
Amonkar N, Chun Su W, Bhat NA, Srinivasan SM. Effects of Creative Movement Therapies on Social Communication, Behavioral-Affective, Sensorimotor, Cognitive, and Functional Participation Skills of Individuals With Autism Spectrum Disorder: A Systematic Review. Frontiers in Psychiatry. 2021;12:01-44. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.722874
Cameron KL, McGinley JL, Allison K, Fini NA, Cheong JLY, Spittle AJ. Dance PREEMIE, a Dance PaRticipation intervention for Extremely prEterm children with Motor Impairment at prEschool age: An Australian feasibility trial protocol. BMJ Open[serial on Internet]. 2020 [cited 2023 mar 4];10(1):01-09. Avaliable from: https://bmjopen.bmj.com/content/bmjopen/10/1/e034256.full.pdf. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-034256
Van Winden DP, Van Rijn RM, Richardson A, Savelsbergh GJP, Oudejans RRD, Stubbe JH. Detailed injury epidemiology in contemporary dance: A 1-year prospective study of 134 students. BMJ Open Sport & Exercise Medicine[serial on Internet]. 2019 [cited 2023 mar 4];5(1):01-05. Avaliable from: https://bmjopensem.bmj.com/content/5/1/e000453. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjsem-2018-000453
Secretaria de Educação Fundamental (BR). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais [Internet]. Brasília, DF: MEC/SEF; 1998 [acesso em 2023 mar 02]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf.
Christensen JF, Pollick FE, Lambrechts A, Gomila A. Affective responses to dance. Acta Psychologica[serial on Internet]. 2016 [cited 2023 mar 4];168:91-105. Avaliable from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S000169181630052X?via%3Dihub. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2016.03.008
Van Winden, Diana et al. Characteristics and Extent of Mental Health Issues in Contemporary Dance Students. Medical Problems of Performing Artists[serial on Internet]. 2020 [cited 2023 mar 4];35(3):121-129. Avaliable from: https://www.ingentaconnect.com/content/scimed/mppa/2020/00000035/00000003/art00001;jsessionid=3bajmtkjbvwj8.x-ic-live-02. DOI: https://doi.org/10.21091/mppa.2020.3019
Van Winden D, Van Rijn RM, Savelsbergh GJP, Oudejans RRD, Stubbe JH. The Association Between Stress and Injury: A Prospective Cohort Study Among 186 First-Year Contemporary Dance Students. Frontiers in Psychology[serial on Internet]. 2021 [cited 2023 mar 4];12:01-10. Avaliable from: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.770494/full. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.770494
Ministério da Educação (BR). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base [Internet]. Brasília, DF: MEC; 2018 [acesso em 2023 mar 02]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Sousa RS, Reis DA. A dança como recurso no ensino da Educação Física escolar: Uma análise da literatura. Humanidades & Inovação[serial on Internet]. 2021 [cited 2023 mar 4];8(38):142-152. Avaliable from: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4572.
Jacobson C, Bailin A, Milanaik RDO, Adesman AMD. Adolescent Health Implications of New Age Technology. Pediatric Clinics of North America[serial on Internet]. 2016 [cited 2023 mar 4];63(1):183-194. Avaliable from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031395515001509?via%3Dihub. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pcl.2015.09.001
Shah J, Prithwijit D, Nallammai M, Ruth M. New age technology and social media: adolescent psychosocial implications and the need for protective measures. Current Opinions in Pediatrics[serial on Internet]. 2019 [cited 2023 mar 4];31(1):148-156. Avaliable from: https://journals.lww.com/co-pediatrics/Abstract/2019/02000/New_age_technology_and_social_media__adolescent.22.aspx. DOI: https://doi.org/10.1097/MOP.0000000000000714
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 5º ed. São Paulo: Atlas; 2010.
Hanson WE, Creswell JW, Clarck VL, Petska KS, Creswell JD. Mixed methods research designs in counseling psychology. Journal of Counseling Psychology[serial on Internet]. 2005 [cited 2023 mar 4];52(2):224-235. Avaliable from: https://psycnet.apa.org/fulltext/2005-03263-012.pdf. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0167.52.2.224
Bogdan R, Biklen S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. 1º ed. Portugal: Porto Editora; 1994.
Flick U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 3º ed. Porto Alegre: Bookman; 2009.
Lervolino AS, Pelicioni MCF. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP[serial on Internet]. 2001 [cited 2023 mar 4];35(2):115-121. Avaliable from: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/kFzCC9Dfbfv7WzPNQbJZVmF/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000200004
Serva M, Júnior JP. Observação Participante e Pesquisa em Administração: uma Postura Antropológica. Revista de Administração de Empresas[serial on Internet]. 1995 [cited 2023 mar 4];35(1):67-79. Avaliable from: https://www.scielo.br/j/rae/a/SqcgJvLpdHDS5VHx3XNq9Sy/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300008
Morgan DL. Focus group as qualitative research Qualitative Research Methods Series. 2º ed. London: Sage Publications; 1997. DOI: https://doi.org/10.4135/9781412984287
Veiga L, Gondim SMG. A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político. Opinião Pública[serial on Internet]. 2001 [cited 2023 mar 4];7(1):01-15. Avaliable from: https://www.scielo.br/j/op/a/gMFTTts3KJSyjkZXBQV6VjM/?lang=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-62762001000100001
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14º ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Conselho Nacional da Saúde (BR). Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Internet]. Brasília, DF: CNS; 2012 [acesso em 2023 mar 02]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.
Nanni D. Dança educação: pré-escola à universidade. 5º ed. Rio de Janeiro: Sprint; 2008.
Strazzacappa M. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Revista Pensar a Prática[serial on Internet]. 2003 [cited 2023 mar 4];6:73-86. Avaliable from: https://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/55.
Torales MS. Ensino da Dança para Crianças: Análise de aulas extracurriculares [trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2019.
Betti, M; Zuliani LR. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2022;1(1):73-81.
Muller RZ, Tafner EP. Desenvolvendo o ritmo nas aulas de Educação Física em crianças de 3 a 6 anos. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG[serial on Internet]. 2007 [cited 2023 mar 4];3(11):101-105. Avaliable from: https://docplayer.com.br/4213996-Desenvolvendo-o-ritmo-nas-aulas-de-educacao-fisica-em-criancas-de-3-a-6-anos.html.
Silva DB, Villegas MM. Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento. Revista do Pemo[serial on Internet]. 2022 [cited 2023 mar 4];4:01-18. Avaliabre from: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7231. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7231
Silva MC de C, de Alcântara ASM, Liberali R, Artaxo Netto MI, Mutarelli MC. A importância da dança nas aulas de educação física - revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte[serial on Internet]. 2012 [cited 2023 mar 4];11(2):38-54. Avaliable from: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310.