Relevância das Atividades Rítmicas na Formação de Professores de Educação Física

Autores

  • Thiago Medeiros da Costa Daniele Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR). https://orcid.org/0000-0003-1241-7068
  • Yara Freitas Ramos Graduanda em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Fundação Edson Queiroz. https://orcid.org/0009-0005-1224-8972
  • Mirna Albuquerque Frota Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR). https://orcid.org/0000-0003-3004-2554
  • Diane Nocrato Esmeraldo Rebouças Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UNIFOR – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR). https://orcid.org/0000-0002-6938-4829
  • Maraysa Costa Vieira Cardoso Universidade de Fortaleza (Unifor) - Fundação Edson Queiroz https://orcid.org/0000-0002-6792-959X
  • Evanice Avelino de Souza Doutorado em Ciências Médicas (UFC). https://orcid.org/0000-0003-4964-4934
  • Karla Maria Carneiro Rolim Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e pela Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes (Porto/Portugal). Docente Titular do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Docente Titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR); Coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE/UNIFOR). https://orcid.org/0000-0002-7914-6939

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15161-15178

Palavras-chave:

Formação humana, Corporeidade, Educação, Ensino

Resumo

Objetivo: Compreender as percepções de alunos do curso de graduação em Educação Física sobre atividades rítmicas e danças, e como podem auxiliar na formação profissional. Método: Estudo de abordagem qualitativa do tipo etnográfico e descritivo, caráter analítico e interpretativo, realizado em uma instituição de ensino superior, aplicando a técnica de análise de conteúdo em uma seleção de 20 alunos, utilizando-se um grupo focal e observação participante. Resultado: Evidenciou-se a problemática de escassez de conteúdos sobre essa área, nas aulas de Educação Física na Educação Básica, falta de informação e formação dos professores da Educação Básica quanto à dança, o que afeta diretamente os alunos. Conclusão: O preconceito apresentou-se como um motivo para a falta de oferta dessas aulas, juntamente com a falta de informação e formação dos educadores sobre essa temática. Destacou-se a importância das atividades rítmicas e dança para o desenvolvimento desse público, beneficiando aspectos motores, cognitivos e sociais.

Biografia do Autor

Thiago Medeiros da Costa Daniele, Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós- Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR).

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR). 

Yara Freitas Ramos, Graduanda em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Fundação Edson Queiroz.

Graduanda em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Fundação Edson Queiroz. 

 

Mirna Albuquerque Frota, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR).

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR). 

Diane Nocrato Esmeraldo Rebouças, Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UNIFOR – Fundação Edson Queiroz (PPGSC- UNIFOR).

Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UNIFOR – Fundação Edson Queiroz.

Evanice Avelino de Souza, Doutorado em Ciências Médicas (UFC).

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Coordenador da Faculdade Terra Nordeste.  

Karla Maria Carneiro Rolim, Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e pela Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes (Porto/Portugal). Docente Titular do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Docente Titular do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR); Coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE/UNIFOR).

Doutorado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes - ESENDAG - Portugal. Docente da Universidade de Fortaleza. 

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

Daniele, T. M. da C., Ramos, Y. F., Frota, M. A., Rebouças, D. N. E., Cardoso, M. C. V., Souza, E. A. de, & Rolim, K. M. C. (2025). Relevância das Atividades Rítmicas na Formação de Professores de Educação Física. Saúde Coletiva (Barueri), 15(94), 15161–15178. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15161-15178

Edição

Seção

Artigo Original