Análise da Funcionalidade Familiar de Estudantes Universitários Durante a Pandemia do Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p14929-14938Palavras-chave:
Relações Familiares, Estudantes, Universidades, COVID-19, Estudos EpidemiológicosResumo
Objetivo: Analisar a funcionalidade familiar de estudantes universitários durante a pandemia do Covid-19. Método: Estudo transversal com 251 estudantes, com uso de um questionário on line para obtenção de informações acerca do perfil sociodemográfico e funcionalidade familiar, avaliada por meio do Family APGAR. Resultados: A maioria dos estudantes era do sexo feminino, idade média de 23,8 anos, autodeclarados não brancos, cursando sua primeira graduação, não provenientes do município sede da universidade, moravam em casa não própria, com pai e/ou mãe e pertenciam à religião cristã. Houve maior prevalência de estudantes pertencentes a famílias com boa funcionalidade familiar (94;37,5%; IC95%31,1-43,8), seguido de elevada disfuncionalidade familiar (88;35,1%;IC95%29,5-41,4). Quanto aos domínios do APGAR Familiar, destacou-se o “Growth” (Desenvolvimento/crescimento) e “Resolve” (Capacidade resolutiva/tempo compartilhado juntos), com 79,8% e 77,7% nas famílias funcionais, respectivamente. Conclusão: Os estudantes universitários receberam apoio familiar, sobretudo durante o período de pandemia por Covid-19.
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