Perfil de enfermeiros-professores da educação profissional técnica de ní­vel médio em enfermagem

Autores

  • Miriam Trombetta Franco
  • Morgana Carollo Fernandes Fernandes
  • Luzia Fernandes Millão

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3164-3175

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem, Enfermagem, Docentes

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos enfermeiros-professores atuantes na educação profissional de ní­vel médio em Enfermagem no estado do Rio Grande do Sul. Método: Após aprovação ética, os dados foram coletados através de questionário online, respondido por 109 docentes. Análise realizada í  luz da estatí­stica quantitativa e descritiva, mediante frequência, porcentagem, e análise de frequências cruzadas. Resultados: Predominância do sexo feminino, maiores de 31 anos, graduados de 5 a 10 anos, pós-graduados, não licenciados, com experiência docente menor que 5 anos e assistencial entre 5 a 10 anos (51,4%), ou superior a 10 anos (25,7%). Os enfermeiros-professores trabalham predominantemente sob ví­nculo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possuem duplo ví­nculo empregatí­cio e, em sua maioria, consideram a docência como atividade profissional complementar. Conclusões: Os enfermeiro-professores são profissionais experientes na prática do que ensinam e são dispostos para seu aprimoramento profissional, porém ainda apresentam pouca formação e experiência docente.

Biografia do Autor

Miriam Trombetta Franco

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Especialista em Terapia Intensiva, Emergência e Trauma pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento e Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Faculdade Unyleya. Coordenadora do Conselho Consultivo das Escolas Técnicas de Enfermagem do Rio Grande do Sul vinculado í  Associação Brasileira de Enfermagem - seção Rio Grande do Sul (CCETE/ABEn-RS) e Enfermeira em Cuidados Domiciliares Avançados.

Morgana Carollo Fernandes Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luzia Fernandes Millão

Doutorado em Psicologia pela Universidade Pontifí­cia de Salamanca. Professor adjunto IV da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Presidente da Comissão de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da UFCSPA-ISCMPA. Professora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde da UFCSPA Colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Texeira.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Trombetta Franco, M. ., Fernandes, M. C. F., & Fernandes Millão, L. . (2020). Perfil de enfermeiros-professores da educação profissional técnica de ní­vel médio em enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3164–3175. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3164-3175

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos