Segurança do paciente no pronto atendimento de Marataí­zes-ES: cultura e resultados de eficiência e qualidade

Autores

  • Alessandra Ribeiro de Oliveira
  • Liliane de Castro Borges Souza
  • Elaine da Penha Lima
  • Rita de Cassia Machado Gambarine
  • Weverton Santos de Oliveira
  • Keyla Arcanjo Freitas
  • Marcos Antonius da Costa Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3214-3225

Palavras-chave:

Pronto Atendimento, Segurança do Paciente, Eficiência, Qualidade

Resumo

Objetivo: Investigar a segurança do paciente no pronto atendimento de Marataí­zes-ES e determinar se existe variância de acordo com a cultura de segurança existente, a espera e os resultados das variáveis de eficiência e qualidade. Metodologia: Utilizou-se questionário elaborado com base nas premissas dos protocolos da ANVISA sobre cultura de segurança do paciente, para investigar as premissas básicas que envolvem a segurança do paciente como higiene das mãos, identificação do paciente e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Foi aplicado aos 16 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem que trabalham neste local. Discussão: A principal constatação foi que a equipe, apesar do conhecimento sobre suas atribuições e atuação dentro do pronto atendimento quanto í  segurança do paciente, ainda pode ter suas ações reformuladas para melhorar o quadro de eficiência e qualidade. Conclusão: Há uma preocupação da gerência/coordenação da UPA em relação í  manutenção de uma cultura de segurança e qualidade, principalmente em relação ao tempo de espera do paciente, usando a classificação de riscos e uma equipe técnica bem estruturada para priorização dos atendimentos de Urgência e Emergência.

Biografia do Autor

Alessandra Ribeiro de Oliveira

Enfermeira. Pós-graduada em Saí­de da Famí­lia, Enfermagem Obstétrica, Atenção Primária í  Saúde e em Urgência e Emergência. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricare.

Liliane de Castro Borges Souza

Pedagoga. Pós-graduada em Gestão Escolar, Alfabetização e Letras, Educação Inclusiva. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricare.

Elaine da Penha Lima

Pedagoga. Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Escolar, Educação Infantil e Série. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricares.

Rita de Cassia Machado Gambarine

Graduada em História e Geografia. Pós-graduada em Educação Profissional e EJA, Gestão Escolar Integrada. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricare.

Weverton Santos de Oliveira

Educação Fí­sica. Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricare.

Keyla Arcanjo Freitas

Graduada em Matemática. Pós-graduada em Gestão Escolar Integrada, Educação Especial e Inclusiva. Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação na Faculdade Vale do Cricare.

Marcos Antonius da Costa Nunes

Engenheiro Mecânico. Doutor e Mestre Engenharia Mecânica. Professor Titular da Faculdade Vale do Cricare.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Ribeiro de Oliveira, A. ., de Castro Borges Souza, L. ., da Penha Lima, E. ., Machado Gambarine, R. de C., Santos de Oliveira, W. ., Arcanjo Freitas, K. ., & da Costa Nunes, M. A. . (2020). Segurança do paciente no pronto atendimento de Marataí­zes-ES: cultura e resultados de eficiência e qualidade. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3214–3225. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3214-3225

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos