Segurança do paciente no pronto atendimento de Marataízes-ES: cultura e resultados de eficiência e qualidade
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3214-3225Palavras-chave:
Pronto Atendimento, Segurança do Paciente, Eficiência, QualidadeResumo
Objetivo: Investigar a segurança do paciente no pronto atendimento de Marataízes-ES e determinar se existe variância de acordo com a cultura de segurança existente, a espera e os resultados das variáveis de eficiência e qualidade. Metodologia: Utilizou-se questionário elaborado com base nas premissas dos protocolos da ANVISA sobre cultura de segurança do paciente, para investigar as premissas básicas que envolvem a segurança do paciente como higiene das mãos, identificação do paciente e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Foi aplicado aos 16 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem que trabalham neste local. Discussão: A principal constatação foi que a equipe, apesar do conhecimento sobre suas atribuições e atuação dentro do pronto atendimento quanto í segurança do paciente, ainda pode ter suas ações reformuladas para melhorar o quadro de eficiência e qualidade. Conclusão: Há uma preocupação da gerência/coordenação da UPA em relação í manutenção de uma cultura de segurança e qualidade, principalmente em relação ao tempo de espera do paciente, usando a classificação de riscos e uma equipe técnica bem estruturada para priorização dos atendimentos de Urgência e Emergência.