Reflexão sobre a sí­ndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde e suas estratégias de enfrentamento

Autores

  • Carlos Henrique da Silva Ferreira
  • Liniker Scolfild Rodrigues da Silva
  • Severino Marinho da Silva Neto
  • Amanda Galdino Melo
  • Viviane Marí­lia Gois de Almeida Ferreira
  • Jefferson Manoel dos Santos
  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3302-3317

Palavras-chave:

Esgotamento Profissional, Saúde do Trabalhador, Agentes Comunitários de Saúde

Resumo

Objetivo: descrever os fatores estressantes presentes no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, í  luz da literatura cientí­fica. Método: trata-se de um estudo descrito e analí­tico de abordagem qualitativa realizada por uma revisão integrativa da literatura, para averiguação do tema proposto, respondendo í  pergunta norteadora: Quais são os fatores que a literatura cientifica destaca como desencadeadores de estresse nos Agentes Comunitários de Saúde? Com buscas por evidências, entre 2008 a 2018, nas bases de dados LILACS, BDENF e BIREME, bem como na BVS e SciELO, com os descritores: Esgotamento Profissional and Saúde do Trabalhador and Agentes Comunitários de Saúde, considerando os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Selecionados os 18 artigos submetidos í s leituras, organizados em figuras para discussão através de um instrumento adaptado e validado por Ursi 2005. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos traz que os Agentes Comunitários de Saúde sofrem com Burnout e estresse, pelo baixo reconhecimento, falta de resolução de problemas, conflitos e por habitar na mesma comunidade. Conclusão: Evidenciaram que a formação dos Agentes Comunitários de Saúde, atribuições e formas de atuação, são pontos para desencadeamento da Sí­ndrome de Burnout, trazer estratégias de enfrentamento como: orientar os Agentes Comunitários de Saúde e a equipe sobre atividades que diminuam o estresse no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Carlos Henrique da Silva Ferreira

Especialista em Saúde da Famí­lia com ênfase em Saúde do Campo na modalidade Residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) /Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Liniker Scolfild Rodrigues da Silva

Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva na modalidade Residência pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM)/Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Severino Marinho da Silva Neto

Especialista em Saúde da Famí­lia com ênfase em Saúde do Campo na modalidade Residência pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) /Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Amanda Galdino Melo

Especialista em Gestão Hospitalar pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC). Natal, Rio Grande do Norte (RN), Brasil.

Viviane Marí­lia Gois de Almeida Ferreira

Especialista em Nefrologia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) /Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Jefferson Manoel dos Santos

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Maurí­cio de Nassau (UNINASSAU). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, Pernambuco (PE), Brasil.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

da Silva Ferreira, C. H. ., Scolfild Rodrigues da Silva, L. ., Marinho da Silva Neto, S. ., Galdino Melo, A. ., Gois de Almeida Ferreira, V. M. ., Manoel dos Santos, J. ., & da Mata Vasconcelos Silva, F. . (2020). Reflexão sobre a sí­ndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde e suas estratégias de enfrentamento. Saúde Coletiva (Barueri), 10(56), 3302–3317. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3302-3317

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos