Cardiopatias: inserção da técnica minimamente invasiva em cirurgia cardí­aca

Autores/as

  • Clara Fialho Carvalho Araujo
  • Lí­via Monteiro Dantas
  • Lilian Prates Belém Behring
  • Elson Santos Oliveira
  • Roberto Carlos Lyra da Silva
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1500-1508

Palabras clave:

Cardiopatias, Cirurgia torácica, Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos

Resumen

Diante do crescimento tecnológico e avanços em cirurgia cardí­aca, há alguns anos vem sendo introduzido no Brasil a técnica de cirurgia minimamente invasiva com o objetivo de aumentar a qualidade assistencial do cliente cardiopata, a fim de reduzir riscos, minimizar o trauma, o tempo de internação e oferecer uma melhor recuperação. Trata-se de uma revisão integrativa. Objetivou-se: identificar as evidências da literatura sobre a inserção da técnica minimamente invasiva em cirurgia cardí­aca e suas vantagens. Obteve-se uma amostra de 11 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Evidenciou-se que a inserção da técnica minimamente invasiva é eficaz e segura para pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente no que tange a redução do desconforto pós-operatório, melhorando os resultados estéticos, acelerando a recuperação pós-operatória, aliados í s baixas complicações.

Biografía del autor/a

Clara Fialho Carvalho Araujo

Enfermeira. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida.

Lí­via Monteiro Dantas

Enfermeira. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Veiga de Almeida.

Lilian Prates Belém Behring

Enfermeira. Doutora em enfermagem cardiovascular pela Escola de Enfermagem Ana Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora Nacional do programa da Rede Universitária de Telemedicina RUTE/SIG Enfermagem Intensivista e de Alta Complexidade.

Elson Santos Oliveira

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Roberto Carlos Lyra da Silva

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador Lí­der do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS).

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Araujo, C. F. C. ., Dantas, L. M. ., Behring, L. P. B. ., Oliveira, E. S. ., Silva, R. C. L. da ., & Marta, C. B. . (2020). Cardiopatias: inserção da técnica minimamente invasiva em cirurgia cardí­aca. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1500–1508. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1500-1508

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos