Complicações do pós-parto em mulheres que realizaram o pré-natal no SUS

Autores/as

  • Letí­cia Justino dos Santos
  • Gabrielle Neves Raifur
  • Marcos Benatti Antunes
  • Caroline Rodrigues de Almeida
  • Ludmila Lopes Maciel Bolsoni
  • Willian Tiago de Oliveira
  • Patrí­cia Bossolani Charlo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1513-1518

Palabras clave:

Saúde Pública, Atenção Primária, Puerpério

Resumen

Objetivou-se analisar as complicações pós-parto que acometem gestantes que realizaram o acompanhamento pré-natal no SUS. O estudo foi realizado a partir de analise descritiva simples em forma de frequência relativa e absoluta, com a coleta de dados de 64 gestantes atendidas nas 18 UBS de Maringá-PR. Conhecendo então os tipos de complicações e sua frequência. Observou-se que das 64 gestantes entrevistadas 39,4% não apresentaram nenhum tipo de complicação pós-parto, e entre as puérperas que tiveram complicações as principais foram amamentação e depressão pós-parto, sendo que mais de uma puérpera apresentou mais de um tipo de complicação. A partir dos resultados foi possí­vel compreender que as gestantes necessitam de maior atenção no perí­odo do pré-natal visando diminuir a quantidade de complicações pós-parto no sistema único de saúde.

Biografía del autor/a

Letí­cia Justino dos Santos

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Gabrielle Neves Raifur

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Marcos Benatti Antunes

Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Caroline Rodrigues de Almeida

Doutoranda no Programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Willian Tiago de Oliveira

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Patrí­cia Bossolani Charlo

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Santos, L. J. dos ., Raifur, G. N. ., Antunes, M. B. ., Almeida, C. R. de ., Bolsoni, L. L. M. ., Oliveira , W. T. de ., & Charlo, P. B. . (2020). Complicações do pós-parto em mulheres que realizaram o pré-natal no SUS. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1513–1518. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1513-1518

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos