Investigação sobre a assistência prestada à população LGBTQ+ na atenção primária de saúde

Autores/as

  • Mauro Belino Piratelli Filho
  • Mariana Eny Irie Soda
  • Marcos Benatti Antunes
  • Caroline Rodrigues de Almeida
  • Ludmila Lopes Maciel Bolsoni
  • Willian Tiago de Oliveira
  • Patrí­cia Bossolani Charlo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1519-1525

Palabras clave:

Saúde Pública, Enfermagem em Saúde Comunitária, Minorias Sexuais e de Gênero

Resumen

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a assistência em saúde efetuada a indiví­duos LGBTQ+ por profissionais da enfermagem atuantes na Atenção Primária de Saúde que contam com a Estratégia Saúde da Famí­lia. O estudo possui abordagem qualitativa, do tipo exploratório e pesquisa de campo, A coleta de dados foi realizada com o auxí­lio de um questionário o singular desenvolvido pelos autores, as entrevistas foram devidamente gravadas em um aparelho celular e posteriormente transcritas no Microsoft Word 2013. Os dados foram analisados segundo referencial de Bardin. Os resultados mostraram é existente a falta de conhecimento da Polí­tica Nacional de Saúde Integral de LGBT e o pouco interesse de buscar esse conhecimento, também foi possí­vel analisar que os profissionais das APS, sequer conhecem os indiví­duos LGBTQ+ e não sabem associar a quantidade que possuem em sua área de abrangência dificultando a criação de ví­nculos com estes usuários e um enfoque somente em ações para prevenção de agravos e não de promoção de saúde.

Biografía del autor/a

Mauro Belino Piratelli Filho

Acadêmico do curso de enfermagem do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Mariana Eny Irie Soda

Acadêmica do curso de enfermagem do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Marcos Benatti Antunes

Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Caroline Rodrigues de Almeida

Doutoranda no Programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Willian Tiago de Oliveira

Mestre em em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Patrí­cia Bossolani Charlo

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Filho, M. B. P. ., Soda, M. E. I. ., Antunes, M. B. ., Almeida, C. R. de ., Bolsoni, L. L. M. ., Oliveira, W. T. de ., & Charlo, P. B. . (2020). Investigação sobre a assistência prestada à população LGBTQ+ na atenção primária de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1519–1525. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1519-1525

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos