Afetos expressos por acadêmicos de enfermagem na iminência de cuidar do portador de sofrimento psí­quico

Autores/as

  • Raquel Tavares Brito Fernandes
  • Cláudia Mara de Melo Tavares
  • Rafael Rodrigues Polakiewicz
  • Marcela Pimenta Muniz
  • Rejane Eleuterio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1559-1563

Palabras clave:

Serviços de Saúde Mental, Ensino de Enfermagem, Emoções

Resumen

A pesquisa aborda os afetos expressos pelos acadêmicos de enfermagem frente a iminência de cuidar do portador de sofrimento psí­quico no Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem sociopoética, produzida com graduandos do 6º perí­odo do Curso de Enfermagem de uma universidade pública. A produção de dados deu-se por meio do dispositivo grupo pesquisador, com aplicação da técnica de análise classificatória da sociopoética. Foram depreendidas duas categorias de análise: afetos alegres na iminência do cuidado destes usuários e afetos tristes influenciados pela representação da doença mental. Conclui-se que há necessidade de aprimorar o ensino dos aspectos socioemocionais na formação dos enfermeiros para melhor atuarem na Atenção Psicossocial, considerando-se que os afetos envolvidos no encontro estudante-portador de sofrimento psí­quico são impregnados por representações sociais negativas da doença mental. Os afetos alegres podem ser motivados pela promoção de encontros sensí­veis entre acadêmicos e usuários da Atenção Psicossocial.

Biografía del autor/a

Raquel Tavares Brito Fernandes

Mestranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Dependência Quí­mica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Cláudia Mara de Melo Tavares

Doutora em Enfermagem, Professora Titular do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Universidade Federal Fluminense.

Rafael Rodrigues Polakiewicz

Doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), Professor de Enfermagem em saúde coletiva (MEM). Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcela Pimenta Muniz

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (MEP), Vice-coordenadora da Residência de enfermagem de Saúde Coletiva (MEM). Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rejane Eleuterio Ferreira

Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS). Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Fernandes, R. T. B. ., Tavares, C. M. de M. ., Polakiewicz, R. R. ., Muniz, M. P. ., & Ferreira, R. E. . (2020). Afetos expressos por acadêmicos de enfermagem na iminência de cuidar do portador de sofrimento psí­quico. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1559–1563. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1559-1563

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos