Comportamento dos agentes de combate às endemias que predispõe alterações nos ní­veis sanguí­neos de colinesterase

Autores/as

  • Cácia Régia de Paula
  • Bruno Bordin Pelazza
  • Lucila Pessuti Ferri
  • Gabriela Alves Souza
  • Maria Alves Barbosa
  • Maria Isabel Silva
  • Flavio Henrique Alves de Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1584-1592

Palabras clave:

Doenças Endêmicas, Colinesterases, Equipamentos e Provisões

Resumen

Objetivo: identificar as caracterí­sticas sociodemográficas e o comportamento dos Agentes de Combate í s Endemias (ACE) que predispõe alteração nos ní­veis sanguí­neos de colinesterase sanguí­nea. Metodologia: estudo descritivo com delineamento retrospectivo, com ACE de Jataí­-GO. A coleta de dados retrospectivo aconteceu ao perí­odo de 2009 a 2016, desenvolvida por meio de análise dos prontuários laborais dos participantes e no perí­odo de setembro a novembro de 2017 foi aplicado um instrumento semiestruturado para os ACE. Resultados: foram analisados 74 prontuários, dos quais 10 possuí­am exames de colinesterase alterados. Observou-se associação entre o comportamento e a alteração da colinesterase, uma vez que, a maioria dos ACE não higienizava as mãos corretamente e não utilizavam os EPIs da forma preconizada, apesar de referirem participação em capacitações. Conclusão: as alterações dos ní­veis de colinesterase no sangue dos ACEs registrado em seus prontuários relacionam-se com seus comportamentos durante a sua prática profissional e estilo de vida.

Biografía del autor/a

Cácia Régia de Paula

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás. Professora do Curso de Enfermagem UFG/Regional Jataí­.

Bruno Bordin Pelazza

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Lucila Pessuti Ferri

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Curso de Enfermagem (UFG) /Regional Jataí­.

Gabriela Alves Souza

Enfermeira pela da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí­ - Goiás.

Maria Alves Barbosa

Enfermeira. Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Maria Isabel Silva

Assistente Social e Fisioterapeuta. Mestre em Fisiologia e Biofí­sica, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Flavio Henrique Alves de Lima

Médico Pediatra. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Professor adjunto do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina (UFG).

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Paula, C. R. de ., Pelazza, B. B. ., Ferri, L. P. ., Souza, G. A. ., Barbosa, M. A. ., Silva, M. I. ., & Lima, F. H. A. de . (2020). Comportamento dos agentes de combate às endemias que predispõe alterações nos ní­veis sanguí­neos de colinesterase. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1584–1592. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1584-1592

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos