Implantação da Comissão de Auditoria Interna em uma instituição de saúde pública do Brasil Central

Autores/as

  • Flavio Henrique Alves de Lima
  • Marinesia Aparecida Prado Palos
  • Maria Alves Barbosa
  • Bruno Bordin Pelazza
  • Maria Isabel Silva
  • Marlos Pereira de Rezende
  • Mario Silva Approbato

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1593-1598

Palabras clave:

Indicadores de Desempenho em Saúde, Segurança do Paciente, Auditoria Interna

Resumen

A pesquisa teve por intuito implantar a Comissão de Auditoria Interna (CAI) a partir dos indicadores de desempenho de serviço de um hospital materno infantil da região central do Brasil. Estudo descritivo e analí­tico realizado a partir de um diagnóstico situacional dos indicadores de desempenho de serviço, utilizando fichas de notificação de infecção referente a 2012 e 2016, e indicadores de desempenho de serviço de janeiro a junho de 2017 obtidos junto a CCIH e ao Núcleo Interno de Regulação. Como resultados, os dados mostraram taxas de infecção global do hospital, em média de 8,7% anual em 2012 e 3,06% em 2016, com a taxa de mortalidade na UTI neonatal em média de 32,4%. As condutas para a implantação da CAI consistiu na elaboração de checklist e intervenção educativa, favorecendo a comunicação e o esclarecimento das dúvidas sobre auditoria, numa perspectiva apoiadora e educativa, buscando qualidade da assistência em saúde.

Biografía del autor/a

Flavio Henrique Alves de Lima

Médico Pediatra. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Professor adjunto do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina-UFG.

Marinesia Aparecida Prado Palos

Enfermeira. Doutora Enfermagem pela Universidade de São.Docente asociada do curso de enfermagem da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Maria Alves Barbosa

Enfermeira. Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora orientadorado Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de. Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Bruno Bordin Pelazza

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Maria Isabel Silva

Assistente Social e Fisioterapeuta. Mestre em Fisiologia e Biofí­sica, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Marlos Pereira de Rezende

Médico Ortopedista e Traumatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, subespecialista em cirurgia de joelho e membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor adjunto da UNIFIMES-Centro Universitário de Mineiros/Goiás.

Mario Silva Approbato

Medico. Doutor em Tocoginecologia pela Universidade de São Paulo FRMP. Professor titular da Universidade Federal de Goiás- -UFG. Professor Orientador Mestrado e Doutorado UFG.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Lima, F. H. A. de ., Palos, M. A. P. ., Barbosa, M. A. ., Pelazza, B. B. ., Silva, M. I. ., Rezende, M. P. de ., & Approbato, M. S. . (2020). Implantação da Comissão de Auditoria Interna em uma instituição de saúde pública do Brasil Central. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1593–1598. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1593-1598

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos