Nova polí­tica nacional de atenção básica: percepções dos gestores municipais do sistema único de saúde

Autores/as

  • Adriana Gomes da Cruz
  • Ezilaine Monteiro
  • Cristiane José Borges
  • Bruno Bordin Pelazza
  • Luiz Almeida da Silva
  • Cácia Régia de Paula
  • Ludmila Grego Maia

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1599-1604

Palabras clave:

Gestão em Saúde, Atenção Primária í  Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumen

Objetivo: Analisar as percepções dos gestores municipais do Sistema Único de Saúde sobre o impacto da nova Polí­tica Nacional de Atenção Básica. Metodologia: Pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido em uma região de saúde do Estado de Goiás, com oito gestores municipais, no perí­odo de abril a junho de 2018. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e analisados pela análise de conteúdo modalidade temática preconizada por Bardin. Resultados: Evidenciou-se que a maioria dos gestores entrevistados ainda não possui conhecimento estruturado sobre as principais mudanças que aconteceram na nova PNAB. Conclusão: Conclui-se, que gestores municipais, necessitam ter habilidades e conhecimento aprofundado e abrangente sobre as mudanças da PNAB vigente, pois os mesmos têm nas mãos o futuro da atenção primária e, para, além disso, o destino do SUS.

Biografía del autor/a

Adriana Gomes da Cruz

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Goiás.

Ezilaine Monteiro

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em saúde pública.

Cristiane José Borges

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí­.

Bruno Bordin Pelazza

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí­.

Luiz Almeida da Silva

Enfermeiro. Pós Doutorado em Ciências, Saúde do Trabalhador, docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão.

Cácia Régia de Paula

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG), docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí­.

Ludmila Grego Maia

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), docente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí­.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Cruz , A. G. da ., Monteiro, E. ., Borges , C. J. ., Pelazza , B. B. ., Silva, L. A. da ., Paula , C. R. de ., & Maia, L. G. . (2020). Nova polí­tica nacional de atenção básica: percepções dos gestores municipais do sistema único de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1599–1604. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1599-1604

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos