Condição de Saúde e utilização da árvore dos problemas em pacientes hipertensos na atenção primária

Autores/as

  • Giovanna Dante Vercezi
  • Raphaela Ferrari Dias
  • Marcos Benatti Antunes
  • Caroline Rodrigues de Almeida
  • Ludmila Lopes Maciel Bolsoni
  • Juliana Dalcin Donini e Silva
  • Patrí­cia Bossolani Charlo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1627-1631

Palabras clave:

Saúde Pública, Atenção Básica, Hipertensão Arterial Sistêmica

Resumen

Objetivou-se identificar a autonomia do paciente frente a doença e caracterizar os desafios para controle dos ní­veis pressóricos. O estudo foi realizado com 40 adultos acima de 18 anos pertencentes í s áreas de abrangência de duas Unidades Básicas de Saúde, selo Ouro, em Maringá-PR. Avaliou-se o conhecimento dos usuários sobre os programas preventivo e a patologia envolvida, por meio de metodologias ativas com abordagem quali-quantitativa. Foram analisados os conteúdos e opiniões, bem como a frequência relativa e absoluta de dados sóciodemográficos dos entrevistados. Os resultados se refletiram na efetividade da intervenção educacional com a comparação dos dados coletados frente aos problemas direcionados pela árvore. Constataram-se a relevância do acompanhamento básico somado a capacidade de enfrentamento da doença frente í  integralidade do sistema e í s particularidades de cada famí­lia.

Biografía del autor/a

Giovanna Dante Vercezi

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Raphaela Ferrari Dias

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Marcos Benatti Antunes

Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Caroline Rodrigues de Almeida

Doutoranda no Programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Docente do curso de medicina e enfermagem do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Juliana Dalcin Donini e Silva

Doutoranda no Programa de Ciências da Saúde ela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Patrí­cia Bossolani Charlo

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Docente do curso de medicina do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado

2020-05-11

Cómo citar

Vercezi, G. D. ., Dias, R. F. ., Antunes, M. B. ., Almeida, C. R. de ., Bolsoni, L. L. M. ., Silva, J. D. D. e ., & Charlo, P. B. . (2020). Condição de Saúde e utilização da árvore dos problemas em pacientes hipertensos na atenção primária. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1627–1631. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1627-1631

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos