Aspectos epidemiológicos e distribuição espacial da leishmaniose visceral em Picos, Piauí­, Brasil

Autores/as

  • Magna de Souza Abreu
  • José Matheus Macedo Torquato de Siqueira
  • José Cleves da Silva Maia
  • Denise Barguil Nepomuceno
  • Ellen Barros Araújo Lopes Luz
  • Antonio Ferreira Mendes-Sousa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5846-5857

Palabras clave:

Leishmaniose viscera, Epidemiologia, Brasil

Resumen

Objetivo: Objetivou-se investigar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial da leishmaniose visceral (LV) em Picos. Métodos: Dados de casos de LV de 2007 a 2019 foram obtidos de registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação através da Secretaria Municipal de Saúde. Resultados: Um total de 64 casos foram confirmados. A LV ocorreu em todos os anos, exceto em 2018. A taxa de incidência média foi de 6,6/100 mil habitantes e a taxa de letalidade média foi de 14,1%. A maioria dos casos ocorreu em crianças e adultos do sexo masculino, de cor parda e residentes na área urbana. Coinfecção com HIV ocorreu em 6,3% dos casos. A doença foi confirmada em 14 bairros do municí­pio. Conclusão: O estudo ratifica a importância da vigilância para LV em áreas do interior do estado, para detecção de mudanças no perfil epidemiológico da LV bem como estabelecer medidas de controle apropriadas.

Biografía del autor/a

Magna de Souza Abreu

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

José Matheus Macedo Torquato de Siqueira

Acadêmico de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

José Cleves da Silva Maia

Biólogo (UFPI/CSHNB), Mestrando em Ciência Animal na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Petrolina, PE.

Denise Barguil Nepomuceno

Biomédica (UNINOVAFAPI), Mestra em Parasitologia (UFMG), Doutora em Parasitologia (UFMG). Atualmente é residente pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG.

Ellen Barros Araújo Lopes Luz

Médica (UPE), Especialista em Pediatria (UFPI), Docente do curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

Antonio Ferreira Mendes-Sousa

Médico Veterinário (UFPI), Mestre em Parasitologia (UFMG), Doutor em Parasitologia (UFMG), Docente dos cursos de Medicina e Enfermagem e membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas na Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros – Picos, PI.

Publicado

2021-06-04

Cómo citar

de Souza Abreu, M., Macedo Torquato de Siqueira, J. M. ., Cleves da Silva Maia, J. ., Barguil Nepomuceno, D. ., Barros Araújo Lopes Luz, E. ., & Ferreira Mendes-Sousa, A. . (2021). Aspectos epidemiológicos e distribuição espacial da leishmaniose visceral em Picos, Piauí­, Brasil . Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 5846–5857. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5846-5857

Número

Sección

Artículos Científicos