Adição í  drogas, o consumo de substâncias psicoativas por jovens, utilizando o instrumento assist

Autores/as

  • Milena Preissler das Neves
  • Roni Robson da Silva
  • Leandro Andrade da Silva
  • Maria Virginia Godoy da Silva
  • Myllena Miguel dos Santos da Silva
  • Márcio Tadeu Ribeiro Francisco
  • Cristiano Bertolossi Marta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1913-1919

Palabras clave:

Usuários de Drogas, Drogas Ilí­citas, Comportamento de Procura de Droga

Resumen

Este estudo teve o objetivo de identificar os estudos sobre o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) expressos na literatura cientí­fica. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com buscas nas bases de dados eletrônicos por artigos que possuí­am texto completo e em português. A busca após a implementação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 artigos que atenderam aos critérios. Através da sí­ntese dos resultados dos artigos facilitou a compreensão de evidências, permitindo compreender a aplicação do instrumento ASSIST. Conclui-se que a possibilidade de mensurar e avaliar o risco do uso de substâncias psicoativas favorecendo práticas interventivas.

Biografía del autor/a

Milena Preissler das Neves

Administradora. MBA em Marketing pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Acadêmica Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida e membro a Liga Acadêmica de Enfermagem em Terapia intensiva e emergência (LAETIE - UNIRIO).

Roni Robson da Silva

Acadêmico de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Leandro Andrade da Silva

Enfermeiro. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEnf/UERJ). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Maria Virginia Godoy da Silva

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Professora Adjunto da Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEUERJ) e Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Myllena Miguel dos Santos da Silva

Acadêmica de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Márcio Tadeu Ribeiro Francisco

Enfermeiro. Doutor em Saúde Coletiva. Livre docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Grupo de pesquisa Laboratório de Abordagens Culturais e Cuidados em Saúde – LACES da Universidade Veiga de Almeida.

Cristiano Bertolossi Marta

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador Geral da Pós-Graduação de Enfermagem em Alta Complexidade da Universidade Veiga de Almeida. Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Lí­der do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Neves, M. P. das ., Silva , R. R. da ., Silva, L. A. da ., Silva, M. V. G. da ., Silva, M. M. dos S. da ., Francisco, M. T. R. ., & Marta, C. B. . (2020). Adição í  drogas, o consumo de substâncias psicoativas por jovens, utilizando o instrumento assist. Saúde Coletiva (Barueri), 9(51), 1913–1919. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1913-1919

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos