O exercí­cio fí­sico como recurso terapêutico no tratamento da depressão

Autores/as

  • Victor Hugo Santos de Castro
  • Lucélia Rodrigues Afonso
  • Espedito Afonso Júnior
  • Jaqueline Gomes Souza Santos
  • Morgana Nazareth Porfí­rio de Souza
  • Antônio Elisiário dos Santos Neto

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7397-7406

Palabras clave:

Depressão, Exercí­cio Fí­sico, Saúde Mental, Saúde Pública

Resumen

Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de Educação Fí­sica quanto aos impactos dos exercí­cios fí­sicos no tratamento da depressão. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi composto pelos Centros de Atenção Psicossocial de um municí­pio do Ceará e os participantes foram os profissionais de Educação Fí­sica, atuantes nestes serviços. A técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise. Resultados: Os usuários do serviço têm impactos positivos e significativos com a prática de exercí­cios fí­sicos. Os exercí­cios fí­sicos realizados são predominantemente aeróbios e coletivos, acompanhados de música. Os participantes são avaliados antes, durante e após as intervenções, sendo as informações registradas nos prontuários. Conclusão: Exercí­cios fí­sicos são bons recursos no tratamento da depressão, proporcionando ao usuário inúmeros benefí­cios, dentre eles, estabilização de humor e redução da ansiedade.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Santos de Castro

Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão em Saúde e em Gestão Pedagógica (UECE) e em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE).

Lucélia Rodrigues Afonso

Enfermeira pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UNIGRANDE). Especialista em Enfermagem Neonatal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Espedito Afonso Júnior

Advogado, Bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade Entre-Rios do Piauí­ (FAERP).

Jaqueline Gomes Souza Santos

Enfermeira, graduada em Enfermagem e Obstetrí­cia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Mestre em Polí­ticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Morgana Nazareth Porfí­rio de Souza

Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ). Especialista em Educação Profissional na írea de Saúde pela mesma instituição.

Antônio Elisiário dos Santos Neto

Médico, Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Residência Médica em Ginecologia e Obstetrí­cia pela Escola de Saúde Pública (ESP-CE). Especialista em Medicina Estética pelo Centro Universitário Farias Brito. Preceptor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrí­cia no Hospital Geral César Cals (HGCC). Mestrando em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2021-10-04

Cómo citar

Santos de Castro, V. H., Rodrigues Afonso, L. ., Afonso Júnior, E., Gomes Souza Santos, J. ., Nazareth Porfí­rio de Souza, M., & Elisiário dos Santos Neto, A. . (2021). O exercí­cio fí­sico como recurso terapêutico no tratamento da depressão. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7397–7406. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7397-7406

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos