Conhecimento percebido e objetivo de acadêmicos da saúde sobre a vacinação contra o sarampo

Autores/as

Palabras clave:

Conhecimento, Estudantes de Ciências da Saúde, Vacina contra Sarampo, Imunização

Resumen

Objetivo: Analisar o conhecimento percebido e objetivo de acadêmicos da saúde sobre a vacinação contra o sarampo. Método: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 223 acadêmicos de enfermagem e medicina das Instituições de Ensino Superior públicas do municí­pio de Picos-PI, através de questionário on-line. O conhecimento percebido foi avaliado pelos acadêmicos, e o conhecimento objetivo avaliou oito quesitos e foi classificado em: adequado (7 a 8 acertos), regular (4 a 6 acertos) e inadequado (0 a 3 acertos). Resultados: Em maioria, os acadêmicos apresentaram a percepção de ter um bom conhecimento sobre a temática (56,1%); e assim, sentem-se confiáveis para disseminar informações sobre a vacinação (67,7%). Contudo, 44,4% tiveram o conhecimento objetivo classificado como regular. Conclusão: Os acadêmicos avaliaram ter bom conhecimento percebido sobre a vacinação, no entanto, tiveram conhecimento objetivo classificado como regular. Portanto, verifica-se a necessidade de estudos com foco nas dificuldades do conhecimento sobre a temática.

Biografía del autor/a

Lairton Batista de Oliveira, Universidade Federal do Piauí­

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí­; Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC UFPI/CNPq).

Brenda Moreira Loiola, Hospital e Maternidade Dr. Alberto Feitosa Lima (Tauá-CE)

Enfermeira.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC/UFPI/CNPq). Plantonista do Hospital e Maternidade Dr. Alberto Feitosa Lima (Tauá-CE)

Deborah Fernanda Campos da Silva, Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA)

Enfermeira. Mestre em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). Assessora Júnior da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA). Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, na Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

Edina Araújo Rodrigues Oliveira, Universidade Federal do Piauí­

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta II do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI) Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros (CSHNB) (Picos-PI).

Luisa Helena de Oliveira Lima, Universidade Federal do Piauí­

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFPI, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e Pós-Graduação em Saúde e Comunidade. Lí­der do Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologia no Ensino e no Cuidado em Saúde (ITECS/UFPI/CNPq).

Publicado

2023-03-09

Cómo citar

Paulo da Silva, P., Batista de Oliveira, L., Moreira Loiola, B., Fernanda Campos da Silva, D., Araújo Rodrigues Oliveira, E., & Helena de Oliveira Lima, L. (2023). Conhecimento percebido e objetivo de acadêmicos da saúde sobre a vacinação contra o sarampo . Saúde Coletiva (Barueri), 12(72). Recuperado a partir de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1813

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos