ANÁLISE DE TENDÊNCIA TEMPORAL DOS CASOS CONFIRMADOS DE TUBERCULOSE NO BRASIL DE 2011 A 2020

Autores/as

Palabras clave:

Tuberculose; Epidemiologia; Saúde Pública; Controle de Doenças Transmissíveis.

Resumen

Objetivou-se analisar a tendência temporal de casos confirmados e notificados de Tuberculose (TB) no Brasil de 2011 à 2020, segundo características demográficas, socioeconômicas e regionais. Trata-se de um estudo de série temporal. A análise de tendência foi obtida utilizando-se regressão linear simples, com nível de significância de 5%. Evidenciou-se uma tendência de estabilidade dos casos confirmados e notificados de TB no Brasil. Concluiu-se que apesar de sugerirem a melhora das estratégias de vigilância, prevenção e controle da doença, demandam ações intersetoriais de enfrentamento da TB, tendo em vista a tendência de aumento observadas entre homens, pardos, pessoas acima de 55 anos, residentes na região Norte do país, bem como o expressivo aumento de casos entre pessoas alcoólicas e diabéticas.

Biografía del autor/a

Fernanda Lara Pereira de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Passos. Atuou como professora voluntária no projeto de extensão do curso de Pedagogia - Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM) (2017). Autora do livro Pesquisa em Saúde: Hipertesão; Fatores de Proteção e Risco à Saúde; Acidentes Ocupacionais; Transmissão do HIV e Métodos de Análise. Realizou estudos nas áreas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV/AIDS; Sífilis; Tuberculose; HTLV; Teorias Sociais de Crenças sobre Comportamentos de Saúde e Adesão às Medidas de Profilaxia de ISTs, como O Modelo de Crenças em Saúde e a Teoria do Comportamento Planejado; Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, com ênfase na prevenção de agravos; Enfermagem em Saúde Pública. Bolsista pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq) 2017/2018. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PIBIC/FAPEMIG) 2018/2019. Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2019/2020. Voluntária em projetos pela (PIBIC/FAPEMIG) 2017; (PAPq) 2020; pelo Programa Interno de Incentivo à Pesquisa e à Extensão (PROINPE) 2018/2020.

Lauren Matozinhos Clark, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais –UEMG Passos. Técnica em enfermagem pela Cruz Vermelha Brasileira de Minas Gerais - MG. Estagiária no Projeto de pesquisa Ibrachina, em parceria com a UEMG, para a elaboração do livro intitulado "Perfil Produtivo e Potencialidades do Sudoeste Mineiro"(2021). Bolsista do PET-SAÚDE Interprofissionalidade- saúde mental- Passos/MG, vinculado ao Ministério da Saúde (2019/2021). Estagiária no Centro de Assistência Psicossocial -CAPS II em Passos/MG (2020); Bolsista pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq) (2018/2019). Pesquisadora atuante na linha de pesquisa de prevenção e promoção à saúde, com enfoque nas temáticas: saúde pública, saúde mental, saúde da mulher, saúde do idoso e saúde do trabalhador.

Elton Junio Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador geral do Comitê Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais. É membro da Liga Acadêmica de Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG e integrante do Institute for Healthcare Improvement (IHI) Open School Unidade do Hospital das Clínicas da UFMG. Atua em pesquisas com ênfase nas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) utilizando bases nacionais de inquéritos populacionais em saúde. Tem interesse nas seguintes temáticas: Saúde Coletiva, Epidemiologia das DANT, Fatores de Risco e Proteção, Inquéritos Populacionais em Saúde, Educação em Saúde e no desenvolvimento de Projetos de Extensão.

Maria Luiza Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente faz parte do projeto name: A cluster-randomized trial to Evaluate the efficacy of Wolbachia-Infected Aedes aegypti mosquitoes in reducing the incidence of Arboviral infection in Brazil (EVITA Dengue) - DMID Protocol Number: 17- 0111 Project position: School related staff / recruim Research coordinator: Mauro Martins Teixeira.

Josely Pinto de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - USP/ SP/ RP (2009), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo - USP (2004) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar (USP), especialista em Administração Hospitalar (UNAERP), graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Passos (1987). Atuou durante 15 anos como Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e posteriormente como Gerente de Riscos da Santa Casa de Misericórdia de Passos e também como docente da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP). Atuou como membro do Comitê Estratégico desta instituição atuando como avaliadora interna da qualidade (Acreditação Hospitalar). Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Enfermagem da UEMG - Unidade de Passos e, posteriormente atuou como Coordenadora do Centro: Ambulatório Escola (Ambes) - , serviço de referência regional em prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções sexualmente transmissíveis (IST), do HIV/Aids e também das Hepatites Virais. Atualmente é docente do Curso de Enfermagem e Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Passos. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase na àrea de Doenças Infecciosas, Controle de Infecção Hospitalar e Administração Hospitalar.

Publicado

2023-03-09

Cómo citar

Lara Pereira de Souza, F. ., Matozinhos Clark, L. ., Junio Sady Prates, E. ., Sady Prates, M. L., & Pinto de Moura, J. . (2023). ANÁLISE DE TENDÊNCIA TEMPORAL DOS CASOS CONFIRMADOS DE TUBERCULOSE NO BRASIL DE 2011 A 2020. Saúde Coletiva (Barueri), 11(71). Recuperado a partir de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1836

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos