Perfil epidemiológico da Hepatite B: Conhecer para prevenir

Autores/as

  • Anelise Miritz Borges
  • Alessandro Sulzbacher
  • Marlise Capa Verde de Almeida de Mello

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2080-2093

Palabras clave:

Hepatite B, Enfermagem, Epidemiologia

Resumen

Objetivos: Descrever o perfil epidemiológico dos casos notificados de Hepatite B do municí­pio de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, no perí­odo de 2011 a 2016, bem como, elaborar um mapa contendo o número de casos notificados de hepatite B, dispostos no municí­pio. Método: Estudo epidemiológico descritivo, a partir de dados secundários do Sistema de Informação de Agravos e Notificação, obtido junto ao Centro Municipal de atendimento í  sorologia realizada no ambulatório de hepatites virais. Os dados foram organizados no programa Microsoft Office Excel e após, conduzida a análise da frequência absoluta e média aritmética. Resultados: Foram notificados 54 casos de hepatite B, com predomí­nio do sexo masculino, faixa etária de 40 a 50 anos, área urbana, 46 casos notificados com ausência da vacina contra o VHB e 36 ignorados quanto í  provável fonte de infecção. Conclusões: O cenário desfavorável ao efetivo registro notificatório da doença e condição vacinal, evidenciou o quanto é necessário investir na educação em saúde e ampliação da cobertura í  população adulta.

Biografía del autor/a

Anelise Miritz Borges

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem junto í  Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Curso de Enfermagem. Departamento de Enfermagem e Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul (SCS), Rio Grande do Sul (RS), Brasil. 

Alessandro Sulzbacher

Enfermeiro, pelo Curso de Enfermagem da UNISC. Atua na Empresa Transul Emergências Médicas em Candelária, RS, Brasil.

Marlise Capa Verde de Almeida de Mello

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem junto í  Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Enfermeira Técnica do Laboratório de Práticas em Enfermagem (LabEnf) e Laboratório Socioambiental em Saúde do Trabalhador (LASTRA) da Escola de Enfermagem da FURG. Rio Grande, RS, Brasil. 

Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Miritz Borges, A. ., Sulzbacher , A., & Capa Verde de Almeida de Mello , M. . (2020). Perfil epidemiológico da Hepatite B: Conhecer para prevenir. Saúde Coletiva (Barueri), 10(52), 2080–2093. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2080-2093

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos