Perfil clí­nico e epidemiológico de gestantes com HIV positivo atendidas em um hospital municipal de Niterói

Autores/as

  • Danielle Pinheiro Campos
  • Salim Kanaan
  • Luciano Garcia Lourenção
  • Vânia Glória Silami Lopes
  • Analúcia Rampazzo Xavier

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2280-2295

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Universidade, Enfermagem, Serviços de Saúde para Estudantes

Resumen

Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico das gestantes HIV positivo, acompanhadas no Ambulatório do Hospital Municipal Carlos Tortelly de Niterói – RJ. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico retrospectivo, quantitativo e descritivo. Consta de 103 gestantes HIV positivo na faixa etária 18 e 45 anos, atendidas no ambulatório de SIDA/Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), durante o perí­odo de dezembro de 2009 a dezembro de 2015. Resultados: A faixa etária predominante entre 21 a 30 anos (57,3%), sendo que 40,8% tinham ensino fundamental, 30,1% com renda familiar em torno de um salário mí­nimo, e a maioria 60,2% procedia no Municí­pio de Niterói. A detecção do HIV, majoritariamente, ocorreu antes da gravidez (57,3%), e apenas 14,6% das gestantes não consumia alguma substância quí­mica durante a gestação e 45,6% não sofreram infecção oportunista durante o acompanhamento, 28,2% já tinham dois ou mais filhos. Cesária não eletiva foi a maior forma de escolha para o nascimento (53,4%). Conclusão: O perfil se caracteriza por situação socioeconômica vulnerável, com baixo ní­vel de escolaridade, e o diagnóstico anterior precedem a gestação atual. A realização do pré-natal, e a terapia TARV na gestação e no parto foi alto. Para tanto, faz-se necessário o melhoramento das informações e ações direcionadas í  ampliação da atenção í s mulheres, cuja garantia integral e o diagnóstico precoce do HIV constituem artifí­cios importantes na redução da transmissão vertical.

Biografía del autor/a

Danielle Pinheiro Campos

Farmacêutica. Mestre Em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal Fluminense. Industria Farmacêutica Multinacional. 

Salim Kanaan

Médico. Mestre em Biofí­sica. Professor Adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. 

Luciano Garcia Lourenção

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Titular-Livre da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. 

Vânia Glória Silami Lopes

Médica. Doutora em Anatomia Patológica e Patologia Clí­nica. Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. 

Analúcia Rampazzo Xavier

Farmacêutica-Bioquí­mica. Doutora em Bioquí­mica. Professora Associada do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. 

Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Pinheiro Campos, D. ., Kanaan, S. ., Garcia Lourenção, L., Glória Silami Lopes , V. ., & Rampazzo Xavier, A. . (2020). Perfil clí­nico e epidemiológico de gestantes com HIV positivo atendidas em um hospital municipal de Niterói. Saúde Coletiva (Barueri), 10(52), 2280–2295. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2280-2295

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos