Enfermagem na assistência centrada ao paciente em unidade de terapia intensiva: contribuição de um display informativo
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4080-4091Palabras clave:
Assistência de Enfermagem, Assistência centrada no paciente, Comunicação em saúde, Segurança do paciente, Unidade de Terapia IntensivaResumen
Objetivo: Analisar as metas traçadas através de um display informativo í beira leito, a partir da perspectiva da experiência do paciente e discutir as metas diárias descritas í luz do cuidado centrado no paciente. Métodos: Pesquisa qualitativa do tipo exploratória, descritiva e documental. Realizado de maio a julho de 2019, em uma Unidade de Terapia Intensiva cardíaca de um hospital público universitário do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de um display informativo. Resultados: Foram analisados 30 displays. A meta mais mencionada pelos pacientes esteve relacionada í alta hospitalar, saúde e bem estar, relatada por 22(78,8%) vezes no display informativo í beira leito. Conclusão: O estudo concluiu que o displayinformativo í beira leito poderá contribuir como uma ferramenta facilitadora de comunicação de metas do paciente e estabelecer estratégias para oferta do cuidado centrado no paciente.
Descritores: Assistência de Enfermagem . Assistência centrada no paciente. Comunicação em saúde. Segurança do paciente. Unidade de Terapia Intensiva.