Atenção í  saúde de homens e mulheres transexuais brasileiras: uma evidência de pesquisa

Autores/as

  • Sabrina do Nascimento Moreira
  • Fernanda Viera Paz
  • Albert Lengruber de Azevedo
  • Keila do Carmo Neves
  • Alessandra Januário Giesteira
  • Taiana Daniella Pereira de Azevedo
  • Elaine Cristina Rodrigues da Costa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3491-3506

Palabras clave:

Transexualismo, Assistência í  Saúde, Revisão

Resumen

Introdução: A transexualidade se caracteriza pelo reconhecimento da pessoa ao gênero diferente do seu nascimento. Quando essa não consegue se perceber e conviver saudavelmente com o seu corpo biológico, inúmeras podem ser as repercussões geradas em sua vida, reproduzidas, quase sempre, pelo preconceito da sociedade. Objetivo: descrever as evidências de pesquisa sobre a atenção í  saúde de homens e mulheres transexuais. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, com artigos no idioma português, publicados entre 2009 a 2019. Resultados: Foram encontrados 284 estudos, sendo 06 incluí­dos para a análise. Conclusão: A promoção da saúde apresentou-se como fundamental para homens e mulheres transexuais, isso porque melhora a inclusão social, favorece o ví­nculo, a conquista da autonomia, da autoestima e do autocuidado. Colocá-la em prática requer dos profissionais de saúde um olhar centrado na pessoa, não no seu corpo, seu gênero e sua sexualidade.

Biografía del autor/a

Sabrina do Nascimento Moreira

Enfermeira. Graduada pelo Centro Universitário UNIABEU.

Fernanda Viera Paz

Enfermeira. Graduada pelo Centro Universitário UNIABEU.

Albert Lengruber de Azevedo

Doutor e Mestre em enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Professor do Centro universitário Belford Roxo e da Faculdade Duque de Caxias, RJ - Brasil.

Keila do Carmo Neves

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Alessandra Januário Giesteira

Mestre em saúde materno infantil. Especialista em saúde da mulher e em Saúde da famí­lia. Docente – UNIABEU.

Taiana Daniella Pereira de Azevedo

Enfermeira. Especialista em Controle de Infecção em Assistência í  Saúde. Docente UNIABEU.

Elaine Cristina Rodrigues da Costa

Enfermeira pela PUCPR, Mestre Tecnologia em saúde pela PUCPR. especializando em ESF- UFF. Docente UNIABEU. Supervisora de estágio em clí­nica da famí­lia.

Publicado

2020-10-21

Cómo citar

do Nascimento Moreira, S. ., Viera Paz, F. ., Lengruber de Azevedo, A. ., do Carmo Neves, K. ., Januário Giesteira, A. ., Pereira de Azevedo, T. D. ., & Rodrigues da Costa, E. C. . (2020). Atenção í  saúde de homens e mulheres transexuais brasileiras: uma evidência de pesquisa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3491–3506. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3491-3506

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos