Fatores de risco para a disseminação de microrganismos em creches: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Evelise Pires Cogo Simão
  • Vinicius de Lima Lovadini
  • Ione Correa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3759-3778

Palabras clave:

Creches, Agentes de Controle de Microrganismos, Fatores de risco, Infecções

Resumen

O objetivo deste estudo foi identificar na literatura fatores de risco para a disseminação de microrganismos em creches. Método: A seleção da amostra se deu por meio do acesso í s bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane, Embase, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PubMed), Web of Science (WOS). Resultados: A amostra final foi de 67 artigos que indicam o risco de disseminação de microrganismos e doenças infecciosas entre crianças em creches depende das caracterí­sticas das crianças e do ambiente. No entanto, somente o fato de crianças serem assistidas em creches aumenta a probabilidade de adquirir e desenvolver infecções, sobretudo as de repetição. Conclusões: A identificação dos fatores de risco visa garantir a assistência de crianças em creches de forma que não sejam submetidas a um ambiente ou situações insalubres que afetem seu estado de saúde ou favorecer a ocorrência de doenças infecciosas.

Biografía del autor/a

Evelise Pires Cogo Simão

Doutora em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB/UNESP), Botucatu, SP, Brasil. Docente da Universidade Paulista (UNIP) Araçatuba e Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), SP, Brasil.

Vinicius de Lima Lovadini

Mestre em Ciência Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Araçatuba, SP. Doutorando em Enfermagem pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Ione Correa

Doutora em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FMB/UNESP), Botucatu, SP, Brasil.

Publicado

2020-10-21

Cómo citar

Pires Cogo Simão , E. ., de Lima Lovadini , V., & Correa, I. . (2020). Fatores de risco para a disseminação de microrganismos em creches: revisão integrativa da literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 10(57), 3759–3778. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3759-3778

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos