Aleitamento materno: o desafio da mãe trabalhadora que amamenta em uma sociedade capitalista

Autores/as

  • Jozadake Petry Fausto Vitorino

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3885-3894

Palabras clave:

Aleitamento materno, Mulher trabalhadora, Responsabilidade Social, Sociedade Capitalista

Resumen

O artigo discorre sobre os desafios e enfrentamentos impostos í  mulher trabalhadora, mãe, que deseja amamentar seu bebê em uma Sociedade Capitalista. O método de pesquisa realizado foi o estudo bibliográfico de aporte qualitativo, no perí­odo de julho e agosto de 2020. A busca do material utilizado para fundamentar ao estudo foi através da base de dados do SciELO, Rev. Saúde Pública e em marcos normativos sobre o tema "Amamentação" publicados em português entre os anos de 1997 a 2017. Os resultados apontam que os empregadores que respeitam as Leis que beneficiam as mães trabalhadoras, oferecem a elas local apropriado para a guarda de seus bebês e facilitam a amamentação de seus filhos no local de trabalho, contam com funcionárias que apresentam menor número de faltas, demonstram maior interesse em desenvolver suas atividades e apresentam como resultado, maior í­ndice de produtividade, pois não precisam se preocupar com seus bebês doentes.

Biografía del autor/a

Jozadake Petry Fausto Vitorino

Assistente Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Polí­ticas Sociais Integradas pela Universidade Estácio de Sá (Florianópolis/SC). Pós-graduanda em Saúde Pública pela Universidade EducaMais (São Paulo). Técnica de Enfermagem, especialização técnica em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica. Membro do Núcleo de Estudos da Criança, Adolescente e Famí­lia (NECAD/UFSC).

Publicado

2020-11-24

Cómo citar

Petry Fausto Vitorino, J. . (2020). Aleitamento materno: o desafio da mãe trabalhadora que amamenta em uma sociedade capitalista. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3885–3894. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3885-3894

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos