Atuação do enfermeiro na organização para procura de órgãos: estudo de caso único institucional

Autores

  • Juylana Maria Fonseca Clementino
  • Rhaira Pereira Campos
  • Maria Helloysa Herculano Pereira de Oliveira Araújo Gonzaga
  • Histalfia Barbosa Batista Neves
  • Mariana Raquel Nicodemos da Costa Machado
  • Paula Soares Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3959-3970

Palavras-chave:

Obtenção de tecidos e órgãos, Cuidados de Enfermagem, Transplante

Resumo

Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro na Organização para procura de órgãos. Método: Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso único institucional, realizada com oito enfermeiros que atuavam na Central de Transplante localizada no municí­pio de João Pessoa/Paraí­ba. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis durante o perí­odo de outubro a novembro de 2018. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: com base nos núcleos de sentido identificados nas respostas dos enfermeiros foram criadas categorias temáticas, a saber: atividades educativas, assistenciais e administrativas, fluxo de atuação e utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Conclusão: constatou-se importância da atuação do enfermeiro na Organização para procura de órgãos, tanto por meio de atividades educativas e assistenciais, quanto através do uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem, exigindo conhecimento cientí­fico e competências clí­nicas por parte dos profissionais.

Biografia do Autor

Juylana Maria Fonseca Clementino

Enfermeira, Especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência em Saúde Hospitalar- HULW/UFPB. Especialização em andamento em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade Estácio de Sá. Psicóloga Clí­nica com formação na Abordagem fenomenológica existencial.

Rhaira Pereira Campos

Enfermeira Bacharela e licenciada pela Universidade Federal da Paraí­ba, Pós-graduanda em enfermagem dermatológica.

Maria Helloysa Herculano Pereira de Oliveira Araújo Gonzaga

Enfermeira supervisora da Policlí­nica e Maternidade Professor Arnaldo Marques/ Recife. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFPB. Especialização em andamento em Enfermagem dermatológica pela Faculdade Estácio de Sá.

Histalfia Barbosa Batista Neves

Enfermeira. Instrutora do Curso Técnico em Enfermagem da Grau Técnico. Especialização em andamento em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade Estácio de Sá.

Mariana Raquel Nicodemos da Costa Machado

Nutricionista, especialista em Nutrição Clí­nica pela UGF, Enfermeira, especialização em andamento em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade Estácio de Sá.

Paula Soares Carvalho

Enfermeira bacharelada e licenciada pela Universidade Federal da Paraí­ba; Mestranda do programa de pós graduação em enfermagem da UFPB; Especialização em andamento em Enfermagem dermatológica pela Faculdade Estácio de Sá; Membro do grupo de estudo e pesquisa em tratamento de feridas da UFPB- GEPEFE-UFPB.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Fonseca Clementino, J. M. ., Pereira Campos, R. ., Herculano Pereira de Oliveira Araújo Gonzaga, M. H., Barbosa Batista Neves, H. ., Nicodemos da Costa Machado, M. R. ., & Soares Carvalho, P. . (2020). Atuação do enfermeiro na organização para procura de órgãos: estudo de caso único institucional. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3959–3970. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3959-3970

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos