Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4352-4363Palavras-chave:
Parada Cardíaca, Ressuscitação Cardiopulmonar, Estudantes de Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar o conhecimento de discentes do curso de Enfermagem acerca da parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa realizada com alunos do último ano do curso de Enfermagem de um centro universitário do Nordeste Resultados: 200 discentes participaram do estudo, 89% eram do sexo feminino, a faixa etária mais prevalente foi 20 e 24 anos (35%), 60,5% relatam saber identificar os sintomas clínicos de uma PCR, 82% expressaram conhecimento sobre a conduta correta após o reconhecimento, apenas 50,5% foram assertivos quanto í s compressões torácicas na criança, 60% souberam identificar a Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular (TV) como ritmo chocável e 48,5% afirmaram que a epinefrina é a droga de primeira escolha nos casos de parada cardíaca. Conclusão: conclui-se que nível de conhecimento dos pesquisados é baixo e isso leva-os í inaptidão para o atendimento de vítimas em parada cardiorrespiratória.