Teleatendimento como ferramenta de apoio profissional: acolhimento e escuta emocional na pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4848-4863Palavras-chave:
Voluntários, Saúde mental, Angústia Psicológica, Tecnologia da Informação e Comunicação, Profissionais da SaúdeResumo
Objetivo: Relatar a experiência de um projeto de teleatendimento na escuta emocional de profissionais de uma Organização Social em Saúde na Pandemia. Método: Relato de experiência da implantação de um projeto de Acolhida Emocional para profissionais de saúde na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, como estratégia de apoio aos funcionários durante a Pandemia da COVID-19 no período de maio a julho de 2020. Resultados: Registrados 130 atendimentos, abrangendo 49 funcionários. O teleatendimento foi uma boa solução para oportunizar a escuta durante Pandemia. Conclusão: Escuta qualificada por um psicólogo na ajuda aos funcionários na pandemia foi relevante devido í carência de cuidados voltados ao trato psicológico dos profissionais da área da saúde. O uso de Tecnologia de Informação e Comunicação teve papel fundamental na aproximação do profissional voluntário com o funcionário da instituição, que se encontravam apreensivos com a situação de Pandemia e o risco diário de contaminação com o vírus.