Atividade fí­sica e modulação do apetite: Os efeitos do exercí­cio fí­sico na supressão do apetite

Autores

  • Everton de Souza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5116-5127

Palavras-chave:

Obesidade, Regulação do apetite, Exercí­cio fí­sico, Anorexí­genos

Resumo

Objetivo: Discutir ações do exercí­cio fí­sico na modulação do apetite e diminuição da ingestão alimentar identificando mecanismos de supressão do apetite e suas ações anorexí­genas. Método: Realizou-se revisão de literatura no Google Scholar, SciELO, Epub e PubMed, utilizando os descritores de pesquisa: obesity, appetite regulation, physical exercise, e anorexigenic para verificar o estado da arte da temática. Foram incluí­das, majoritariamente, publicações em português e inglês, capí­tulos de livros e artigos cientí­ficos. Resultado: O exercí­cio é uma importante ferramenta para prevenção e tratamento da obesidade, sendo uma eficiente ferramenta para redução da gordura corporal, propiciando ação anorexí­gena com supressão do apetite consequentemente diminuição da ingestão alimentar. Conclusão: O efeito de supressão do apetite gerado pela redução dos ní­veis de grelina não é regra, depende de variáveis. A população estudada, ní­vel de condicionamento e intensidade da atividade são determinantes na obtenção dos efeitos de supressão do apetite e diminuição no consumo alimentar.

Biografia do Autor

Everton de Souza da Silva

Graduando em Esporte na Escola de Educação Fí­sica e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), Graduado em Educação Fí­sica – Licenciatura pela Universidade Bandeirante Anhanguera (UNIBAN/UNIAN-SP) e Pós-graduado em Defesa Pessoal Aplicada a Segurança Pública e Privada pela Faculdade Einstein (FACEI).

Publicado

2021-03-01

Como Citar

de Souza da Silva, E. . (2021). Atividade fí­sica e modulação do apetite: Os efeitos do exercí­cio fí­sico na supressão do apetite. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5116–5127. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5116-5127

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos