Ensino da medida da pressão arterial entre hipertensos: estratégia educativa com simulador de baixa fidelidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7603-7816

Palavras-chave:

Pressão Arterial, Determinação da Pressão Arterial, Educação em Enfermagem, Materiais de Ensino, Simulação

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento prático sobre a técnica da medida indireta da pressão arterial realizada por pacientes hipertensos no domicílio antes e após intervenção educativa com simulador de baixa fidelidade. Métodos: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, realizado em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, no período de janeiro a julho de 2016. A amostra de conveniência foi composta por 30 hipertensos, maiores de 18 anos, que utilizaram um boneco articulado de madeira como simulador de baixa fidelidade para reproduzir as etapas da medida indireta da pressão arterial no domicílio. Resultados: Após a estratégia educativa os hipertensos apresentaram maior proporção de acertos em relação ao preparo do ambiente, preparo do paciente e posicionamento do corpo. Conclusão: o uso de um simulador de baixa fidelidade teve impacto positivo na promoção do conhecimento sobre a técnica de medida indireta da pressão arterial no domicílio.

Publicado

2021-10-13

Como Citar

Gomes Musa dos Santos, I., dos Santos Oliveira, A. ., Queiroz Godoy Daniel, A. C. ., & Veludo Veiga, E. . (2021). Ensino da medida da pressão arterial entre hipertensos: estratégia educativa com simulador de baixa fidelidade. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7603–7816. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7603-7816

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos