Educação interprofissional na atenção primária í saúde: perspectivas e vivências
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5660-5669Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Atenção Primária í Saúde, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: Verificar a percepção de profissionais da atenção primária acerca da Educação Interprofissional para o desenvolvimento de ações de promoção í saúde. Método: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em um município do estado do Paraná, desenvolvida com 12 Agentes Comunitários de Saúde. A coleta de dados ocorreu a partir da técnica do grupo focal e posteriormente processada utilizando o software e IRaMuTeQ®. Seguiram-se todos os preceitos éticos vigentes. Resultados: As palavras que apresentaram maior frequência foram: "não", "paciente", "médico" e "muito". Identificou-se que a educação interprofissional ocorre de forma fragilizada no cotidiano, devido a comunicação ineficiente, alta demanda de atividades, ausência de tempo, alta rotatividade de profissionais, hierarquização no ambiente de trabalho e desvalorização de ações educativas. Conclusão: O processo de educação interprofissional despertou nos participantes, o seu significado e importância na prática do cuidado í população, em especial nas ações promotoras da saúde.