Análise de soroconversão pós vacina hepatite B em ribeirinhos do municí­pio de Mocajuba, Pará, Brasil

Autores

  • Letí­cia Gomes de Oliveira
  • Candida Maria Abrahão de Oliveira
  • Dickson Ciro Nascimento de Brito
  • Fabiolla da Silva dos Santos
  • Heloisa Marceliano Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5690-5701

Palavras-chave:

Hepatite B, Vacinação, Epidemiologia, Soroconversão

Resumo

Objetivo: Avaliar a soroprevalência de anticorpos anti-HBs em população ribeirinha da comunidade São Pedro do Vizeu, do Municí­pio de Mocajuba, Estado do Pará, Brasil. Método: Pesquisa de campo, descritiva, exploratória, quantitativa, de corte transversal, realizada com membros das 25 famí­lias residentes na Comunidade São Pedro do Vizeu, Municí­pio de Mocajuba, Pará, entre agosto de 2018 e julho de 2019. Foi coletado cerca de 16mL de sangue de cada participante, e realizada os testes sorológicos por técnica imunoenzimática. Resultado: Participaram da pesquisa 133 indiví­duos que apresentaram a carteira de vacinação contra hepatite B, destes 61,7% apresentaram o marcador anti-HBs+ isolado, demonstrando o perfil de imunidade vacinal para o VHB. Conclusão: Na população estudada, 38,3% tomaram a vacina, porém não apresentaram ní­veis de titulação suficiente e estão suscetí­veis a infecção. Inferiu-se que a vacina, quando utilizada corretamente, é a principal ferramenta capaz de reduzir os í­ndices de casos confirmados e mortalidade.

Biografia do Autor

Letí­cia Gomes de Oliveira

Enfermeira, Especialista em Microbiologia e Imunologia, Mestranda em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pelo Instituto Evandro Chagas/ Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde.

Candida Maria Abrahão de Oliveira

Enfermeira, Doutora em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas/ Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde.

Dickson Ciro Nascimento de Brito

Biomédico, Mestrando em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pelo Instituto Evandro Chagas/ Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde.

Fabiolla da Silva dos Santos

Biomédica, Doutora em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas/ Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde, Coordenadora da Pós graduação em Microbiologia e Imunologia da Escola Superior da Amazônia.

Heloisa Marceliano Nunes

Médica, Doutora em Biologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Chefe da Seção de Hepatologia do Instituto Evandro Chagas/Secretaria de Vigilância em Saúde/ Ministério da Saúde.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Gomes de Oliveira, L. ., Abrahão de Oliveira, C. M. ., Nascimento de Brito, D. C. ., da Silva dos Santos , F. ., & Marceliano Nunes, H. . (2021). Análise de soroconversão pós vacina hepatite B em ribeirinhos do municí­pio de Mocajuba, Pará, Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 11(64), 5690–5701. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i64p5690-5701

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos