Folder educativo: vivenciando a ética profissional e compromisso social durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p5990-5999Palavras-chave:
Ética profissional, Educação em saúde, Enfermagem, Covid-19, Isolamento socialResumo
Objetivo: descrever o alcance de competência ética e compromisso social de discentes durante a confecção de material educativo na pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência de discentes de um grupo de pesquisa na construção de folder educativo, no período de abril a maio de 2020. O trabalho foi dividido em etapas e subgrupos, discutindo-se a abordagem geral da diabetes mellitus (DM) e relação com a COVID-19, educação em saúde e contribuição para promoção da saúde de diabéticos. Resultados: elaborou-se o folder "Diabetes e Imunidade: cuidados adicionais em tempos de COVID-19", divulgado em mídia on-line. Os envolvidos participaram em forma de debate, reflexão, cooperação, interação e compromisso social. Conclusões: promover educação em saúde de maneira on-line possibilitou ao grupo vivenciar a formação moral e compromisso social, além de uma abordagem diferente do cuidado, com discussões sobre o papel do discente, docente, universidade e sociedade.