Treino de força e estresse durante a pandemia do COVID-19

Autores

  • José Morais Souto Filho
  • Karlla Giselle Coelho Farias da Silva
  • Ivo Eduardo Galvão Modesto

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6000-6011

Palavras-chave:

Cortisol, Variabilidade da Frequência da Cardí­aca, Massa Magra

Resumo

Objetivo avaliar o efeito de uma sessão de treino de força nos ní­veis de cortisol em homens e correlacionar ao score de estresse durante a pandemia do COVID-19. Participaram do estudo 10 voluntários fisicamente ativos com idade de 18 a 31 anos. Após repouso de 48 horas foi aplicado uma anamnese, avaliação da composição corporal, hemodinâmica em repouso, avaliação da variabilidade da frequência cardí­aca, coleta de sangue. Foi observada redução nos ní­veis de cortisol um dia após a sessão de treino de força. Uma forte correlação foi observada entre o score de estresse e os ní­veis de cortisol bem como entre o cortisol e o í­ndice LFms em repouso e entre a razão SD1/SD2 e o peso magro. Uma única sessão de treino de força com alta intensidade se mostrou eficaz na redução do cortisol em homens adultos que apresentaram ní­veis elevados de estresse percebido durante a pandemia do COVID-19.

Biografia do Autor

José Morais Souto Filho

Mestre em Educação Fí­sica Pela Universidade Católica de Brasí­lia – DF, Especialização em Educação Fí­sica Escolar pela Faculdade Integrada de Patos-PB, Graduado em Licenciatura Pena em Educação Fí­sica pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde -PE, Integrante do grupo de estudos do desempenho humano e das repostas fisiológicas ao exercí­cio, Professor efetivo no curso de bacharelado em Educação Fí­sica da Faculdade de Integração do Sertão.

Karlla Giselle Coelho Farias da Silva

Bacharel e Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade de Pernambuco.

Ivo Eduardo Galvão Modesto

Licenciado em Educação Fí­sica pela Faculdade Montenegro, Pós Graduado pela Universidade Regional do Cariri.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Morais Souto Filho, J. ., Coelho Farias da Silva, K. G. ., & Galvão Modesto, I. E. . (2021). Treino de força e estresse durante a pandemia do COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6000–6011. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6000-6011

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos