Simulação realística no contexto da Educação Interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6110-6119Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Educação Interprofissional, Comunicação em saúdeResumo
Objetivo: Descrever a experiência do I Workshop de simulação realística interprofissional do Programa PET/SAÚDE Interprofissionalidade, da Universidade Federal do Maranhão, campus Pinheiro. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência do I Workshop realizado em outubro de 2019, por meio do projeto de extensão do PET- Saúde/Interprofissionalidade. Participaram 150 estudantes dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, inscritos neste I Workshop. Utilizou-se um debriefing para avaliar o desempenho da simulação e se os objetivos da atividade relacionada a Educação Interprofissional (EIP) tinham sido contemplados a partir de "atingiu totalmente", "parcialmente" e "não atingiu". Resultado: O estudo refere-se a simulação do caso clínico de um paciente com diagnóstico de hanseníase, vivendo em um contexto de vulnerabilidade social e preconceito por sua orientação sexual. Conclusão: A simulação oportunizou a implementação da EIP e culminou em mudança nas atitudes dos estudantes em relação ao trabalho em equipe.