Simulação realí­stica no contexto da Educação Interprofissional

Autores

  • Getúlio Rosa dos Santos Junior
  • Laí­s da Hora Lucena Silva
  • Cristiene Neta de Sá Araújo
  • Jundson Dias Brito
  • Amanda Lourena da Silva Santana
  • Cí­ntia Wélia Moraes Costa
  • Lidiane Andréia Assunção Barros
  • Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves
  • Lí­via Mariane Castelo Branco Reis Coutinho de Oliveira
  • Sara Fiterman Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6110-6119

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, Educação Interprofissional, Comunicação em saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência do I Workshop de simulação realí­stica interprofissional do Programa PET/SAÚDE Interprofissionalidade, da Universidade Federal do Maranhão, campus Pinheiro. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência do I Workshop realizado em outubro de 2019, por meio do projeto de extensão do PET- Saúde/Interprofissionalidade. Participaram 150 estudantes dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Fí­sica, inscritos neste I Workshop. Utilizou-se um debriefing para avaliar o desempenho da simulação e se os objetivos da atividade relacionada a Educação Interprofissional (EIP) tinham sido contemplados a partir de "atingiu totalmente", "parcialmente" e "não atingiu". Resultado: O estudo refere-se a simulação do caso clí­nico de um paciente com diagnóstico de hansení­ase, vivendo em um contexto de vulnerabilidade social e preconceito por sua orientação sexual. Conclusão: A simulação oportunizou a implementação da EIP e culminou em mudança nas atitudes dos estudantes em relação ao trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Getúlio Rosa dos Santos Junior

Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Laí­s da Hora Lucena Silva

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Cristiene Neta de Sá Araújo

Acadêmica de Medicina. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Jundson Dias Brito

Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Amanda Lourena da Silva Santana

Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Cí­ntia Wélia Moraes Costa

Terapeuta Ocupacional. Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico de Pinheiro-(SEMUS).

Lidiane Andréia Assunção Barros

Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Enfermeira. Mestra em Enfermagem - UFMA

Ariane Cristina Ferreira Bernardes Neves

Docente do Curso de Medicina. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva - UFMA

Lí­via Mariane Castelo Branco Reis Coutinho de Oliveira

Docente do Curso de Medicina. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde – UFMA.

Sara Fiterman Lima

Docente do Curso de Medicina. Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva – UFMA.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Rosa dos Santos Junior , G. ., da Hora Lucena Silva, L. ., Neta de Sá Araújo, C. ., Dias Brito, J. ., da Silva Santana, A. L. ., Moraes Costa, C. W. ., Assunção Barros, L. A. ., Ferreira Bernardes Neves, A. C. ., Castelo Branco Reis Coutinho de Oliveira, L. M. ., & Fiterman Lima, S. . (2021). Simulação realí­stica no contexto da Educação Interprofissional. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6110–6119. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6110-6119

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos