Qualidade de vida de profissionais de uma empresa prestadora de serviços gerais e administrativos
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6180-6191Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Saúde do Trabalhador, Fatores de Risco, Doenças Cardiovasculares, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de funcionários de uma empresa prestadora de serviços gerais e administrativos. Método: Foi realizado um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, no qual 66 profissionais terceirizados foram entrevistados utilizando-se um questionário sócio demográfico próprio, o instrumento de qualidade de vida relacionada í saúde SF-36 e avaliação antropométrica. Resultados: Em relação í qualidade de vida relacionada í saúde, os resultados encontrados apresentaram valores médios elevados (acima de 70) para a maioria dos domínios analisados do SF-36. Os resultados indicam que os maiores escores foram obtidos nas dimensões Aspectos Sociais, Aspectos Físicos e Emocionais e os menores escores foram observados nas dimensões Vitalidade e Dor. Conclusão: Reforça-se a importância do enfermeiro reconhecer profissionais em risco ao adoecimento no ambiente de trabalho e intervir através de estratégias de educação em saúde e acompanhamento com vistas í garantia da qualidade de vida do trabalhador.