RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMíLIA NA ASSISTÊNCIA À PACIENTE NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde; COVID-19; Residência não Médica.

Resumo

Objetivo: relatar a atuação dos residentes do Programa em Saúde da Famí­lia na assistência a pacientes no contexto da infecção de Sars-CoV-2. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado na Unidade Básica de Saúde da Famí­lia (UBS) destinada ao atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios, delineado do mês de julho a dezembro de 2020. Resultados: a UBS passou a ser referência no municí­pio para assistência de pacientes portadores de sintomas respiratórios, promovendo o diagnóstico e tratamento do COVID-19. Discussão: observou-se uma atuação ativa dos residentes na unidade de atendimento junto com a equipe multiprofissional. Contamos com a supervisão, apoio dos enfermeiros e gestores, que nos proporcionaram autonomia e a capacidade de exercer cada função com embasamento cientí­fico. Conclusão: baseado no relato descrito, é possí­vel confirmar que a experiência vivenciada, além de contribuir para o aprendizado dos residentes multiprofissionais, colaborou significativamente com o êxito das ações exercidas.

 

Biografia do Autor

Francisca Geisa Silva Martiniano, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Discente do Curso de Enfermagem no Centro Universitário INTA – Sobral (CE), Brasil. Membro do Projeto de Extensão em Sintonia com a Saúde. 

Gabriely Cristina Pereira Maranduba, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

Enfermeira. Residente em Saúde da Famí­lia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto (SP), Brasil.

Karine Eduarda de Oliveira, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

Enfermeira, Residente em Saúde da Famí­lia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto (SP), Brasil.

Maria José Dias Gonzaga, Universidade de São Paulo - USP

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem na Saúde do Adulto na Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Famí­lia pelo Centro Universitário INTA - Sobral (CE). Especialista com caráter de Residência em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário INTA - Sobral (CE). 

Ana Lúcia Siqueira Costa Calache, Universidade de São Paulo - USP

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto na Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. Professor Associada Sênior do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Publicado

2023-03-09

Como Citar

Arruda, D. D. T., Martiniano, F. G. S. ., Maranduba, G. C. P. ., Oliveira, K. E. de ., Gonzaga, M. J. D. ., & Calache, A. L. S. C. . (2023). RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMíLIA NA ASSISTÊNCIA À PACIENTE NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saúde Coletiva (Barueri), 11(69). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/1675

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos