Interfaces da terapia ocupacional em um serviço de atenção primária de Belém: relato de experiência

Autores

  • Carlos Roberto Monteiro de Vasconcelos Filho
  • Solange Rezende Rabelo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6719-6728

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde, Terapia Ocupacional, Estratégia Saúde da Famí­lia, íreas de Pobreza

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar interfaces da Terapia Ocupacional na Atenção Primária, através do relato da experiência de um terapeuta ocupacional residente e seus preceptores. Trata-se de um relato de experiência descritivo de abordagem qualitativa, gerado a partir das vivências em uma Unidade Municipal de Saúde de um bairro periférico da cidade de Belém. O residente e preceptoras adotavam diferentes abordagens, de acordo com a necessidade de saúde dos usuários do serviço, atuando através de visitas domiciliares, grupos terapêuticos e atendimentos em vigilância do desenvolvimento infantil. Observou-se corroboração das atividades dos terapeutas com a literatura pesquisada, demonstrando que Terapeutas Ocupacionais apresentam atuação validada na Atenção Primária brasileira.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Monteiro de Vasconcelos Filho

Terapeuta Ocupacional, Residente do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará.

Solange Rezende Rabelo de Lima

Terapeuta Ocupacional da Secretaria Municipal de saúde, Mestre em Saúde na Amazônia, formada pela Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Monteiro de Vasconcelos Filho, C. R. ., & Rezende Rabelo de Lima, S. . (2021). Interfaces da terapia ocupacional em um serviço de atenção primária de Belém: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6719–6728. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6719-6728

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos