Perfil clí­nico epidemiológico de idosos atendidos em um hospital público da zona sul da cidade de São Paulo entre 2010 e 2016

Autores

  • Renato Scarsi Testa
  • Neil Ferreira Novo
  • Yara Juliano
  • Cintia Leci Rodrigues
  • Jane de Eston Armond

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6801-6816

Palavras-chave:

Idosos, Morbidades, Doenças e agravos não transmissí­veis

Resumo

OBJETIVO: Conhecer o perfil epidemiológico e demográfico do idoso que frequenta hospital geral, na periferia da cidade de São Paulo, Brasil. MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo e analí­tico, realizado em um Hospital Público da Região Sul de São Paulo- SP, no perí­odo de janeiro de 2010 a dezembro de 2016, com pessoas com mais de 60 anos. Utilizou-se teste não paramétrico de Kolmogorov – Smirnov. RESULTADOS: Os dados demográficos denotam que a maioria dos idosos que frequentam o hospital apresentaram agravos agudos, sendo prevalentes doenças cardiocerebrovasculares (30,25%), doenças do aparelho respiratório (13,39%), doenças infectocontagiosas (12,42%), doenças do trato gastrointestinal (9,68%), trauma (8%), doenças do aparelho urogenital (7,2%), câncer (3,25%). No estudo de prevalência de agravos agudos estratificado por décadas de vida encontrou-se: nos idosos acima de 80 anos um aumento da prevalência: doenças pulmonares, septicemias, doenças do aparelho geniturinário. Conclusões: As doenças cardio- vasculares são predominantes, seguidas das doenças do aparelho respiratório em um hospital público de periferia da cidade de São Paulo. O conhecimento deste perfil tem um potencial muito grande para administradores hospitalares organizarem seus serviços para atender de uma forma mais humanizada e eficiente este grupo de pacientes e seve de subsí­dio para as ações de atenção primária de saúde.

Biografia do Autor

Renato Scarsi Testa

Médico, mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Neil Ferreira Novo

Dentista, Doutor em Ciências da Saúde pela UNIFESP, docente do Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Yara Juliano

Administradora hospitalar, Doutor em Ciências da Saúde pela UNIFESP, docente do mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Cintia Leci Rodrigues

Biomédica, mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, docente do curso de Medicina na Universidade Santo Amaro (UNISA).

Jane de Eston Armond

Médica, Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo- USP, Diretora do curso de Relações Institucionais em Saúde da Universidade Santo Amaro, Docente da Pós graduação: Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Scarsi Testa, R. ., Ferreira Novo, N. ., Juliano, Y. ., Leci Rodrigues, C. ., & de Eston Armond, J. . (2021). Perfil clí­nico epidemiológico de idosos atendidos em um hospital público da zona sul da cidade de São Paulo entre 2010 e 2016. Saúde Coletiva (Barueri), 11(67), 6801–6816. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i67p6801-6816

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos