Completude das fichas de ocorrência das unidades de suporte avançado do SAMU

Autores

  • Jhennefer Gomes Ferreira
  • Isabeli Emily Chevonik
  • Josemar Batista
  • Bruna Eloise Lenhani
  • Larissa Marcondes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7407-7420

Palavras-chave:

Unidades Móveis de Urgência, Enfermagem em Emergência, Serviços médicos de emergência, Registros

Resumo

Objetivo: analisar a completude das fichas de atendimento das Unidades de Suporte Avançado do SAMU Regional Metropolitano/PR. Método: estudo documental, retrospectivo, quantitativo, realizado com 385 fichas de notificação do serviço de atendimento móvel de urgência. A coleta ocorreu entre março e agosto de 2020, com dados de agosto de 2018 à julho de 2019. A completude das fichas de ocorrência foi mensurada pela proporção de campos preenchidos. Resultados: a completude dos dados foi excelente para 10 variáveis, estas referente a identificação de chamado e paciente (100%), clí­nicas (6,7%) e de desfecho (14,3%); muito ruim nos campos de identificação demográfica; predominantes ruim e muito ruim para as variáveis clí­nicas. Conclusão: evidencia-se falha do preenchimento das fichas de ocorrência, independente da localidade do chamado. Destaca-se a importância de desenvolver mecanismos para estabelecer o preenchimento completo, seja por capacitação ou desenvolvimentos de novas tecnologias para coleta de dados.

Biografia do Autor

Jhennefer Gomes Ferreira

Enfermeira. Graduada pelo Centro Universitário Santa Cruz – UniSantaCruz.

Isabeli Emily Chevonik

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba – SMS/Curitiba.

Josemar Batista

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto e Coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz.

Bruna Eloise Lenhani

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz.

Larissa Marcondes

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz.

Publicado

2021-10-04

Como Citar

Gomes Ferreira, J. ., Chevonik, I. E. ., Batista, J. ., Lenhani, B. E. ., & Marcondes, L. . (2021). Completude das fichas de ocorrência das unidades de suporte avançado do SAMU. Saúde Coletiva (Barueri), 11(68), 7407–7420. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i68p7407-7420

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos