Quiz Online para estudantes de enfermagem sobre cateterismo enteral e suas dimensões na prática
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i51p1947-1953Palavras-chave:
Enfermagem, Tecnologia Educacional, Sondas de Alimentação Enteral.Resumo
Objetivo: identificar os índices de acertos e erros por graduandos de enfermagem quanto aos pontos de atualização sobre cateterismo enteral nas dimensões clínica, técnica e legal. Método: estudo descritivo-exploratório, tipo Survey, no período de 02 a 05 de julho de 2017, com 51 participantes por meio de um Quiz Online, elaborado com 36 questões distribuídas em dimensões clínica, técnica e legal, sendo estabelecido para cada questão um índice satisfatório de ≥ 70%, e envio de todas as respostas baseadas em evidências científicas, permitindo a autoavaliação. Resultados: o índice satisfatório foi alcançado pelos graduandos em 7 questões (58,3%), na dimensão clínica; enquanto na dimensão técnica foram 8 questões (50%) sobre cuidados de enfermagem; e, por fim, somente em 3 (37,5%) na dimensão legal. Conclusão: destaca-se a importância deste jogo educacional pela primeira vez no ensino de fundamentos, dada a significativa adesão dos graduandos, a atualização, a autoavaliação, e sobretudo dimensões para prática.