Geografia da saúde: educação sexual inserida no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i69p8359-8370Palavras-chave:
Geografia Médica, Sexualidade, Adolescente, Educar para a Saúde, Educação SexualResumo
Objetivo: Neste trabalho apresentamos uma ação de educação em saúde para inserir o tema da educação sexual como conteúdo da disciplina de Geografia. Método: A temática foi abordada por meio de oficinas construídas com o professor de Geografia e inseridas no seu planejamento anual. Os temas principais permearam espacialização das Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas maneiras de prevenção. Resultados: Constatamos que o ensino de Geografia, orientado para educação sexual, contribui para uma maior proteção dos adolescentes e confirmamos que a inserção da educação sexual como tema transversal no currículo de Geografia é possível através de uma abordagem multidisciplinar entre profissionais de educação e da saúde. Conclusão: No contexto de educar para a saúde, os escolares aprenderam com a Geografia condutas mais saudáveis e de cuidados em relação a sua vida sexual. Desta maneira estaremos atendendo as necessidades urgentes de crianças e adolescentes, visando à prevenção como forma de reduzir as infecções sexualmente transmissíveis.
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