Efetivação do atributo essencial primeiro contato na atenção primária à saúde: perspectiva dos usuários

Autores

  • Brenda Pinheiro Evangelista Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado https://orcid.org/0000-0002-8830-2681
  • Breno Pinheiro Evangelista Graduando do Curso de Bacharelado em Farmácia na Faculdade São Francisco da Paraíba. https://orcid.org/0000-0001-6881-0980
  • Maria Jacielma Alves de Melo Araújo Enfermeira atuante na Estratégia Saúde da Família. Preceptora do curso de Bacharelado em enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce. https://orcid.org/0000-0003-3668-5112
  • Lucenir Mendes Furtado Medeiros Enfermeira atuante na Estratégia Saúde da Família. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Preceptora do curso de Bacharelado em enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Icó-Ce. https://orcid.org/0000-0003-0819-8595
  • Rafael Bezerra Duarte Enfermeiro. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. https://orcid.org/0000-0002-2280-0864
  • Kerma Márcia de Freitas Coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UNIFOR https://orcid.org/0000-0003-3021-4758

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i70p8706-8721

Palavras-chave:

Acesso aos serviços de saúde; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em saúde

Resumo

OBJETIVO: analisar a efetivação do atributo essencial, primeiro contato, a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria
do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). MÉTODO: A pesquisa foi realizada por meio de estudo exploratório,
descritivo, transversal e com abordagem quantitativa, no qual foi analisado a efetivação do atributo essencial, primeiro contato
mediante a perspectiva do usuário, a partir da avaliação externa do PMAQ-AB. RESULTADOS: Foram analisadas as variáveis das
seguintes dimensões: marcação de consulta, demanda espontânea e urgências e qualidade consulta, vínculo atividades coletivas.
DISCUSSÃO: Se faz necessário a ampliação das estratégias dos profissionais de saúde para promover a satisfação dos usuários
e flexibilizações quanto ao horário de atendimento da unidade para potencializar o acesso aos serviços de saúde. CONCLUSÃO:
Sugere-se a elaboração de novas estratégias para a expansão do horário de atendimento conforme preconiza a Política Nacional
de Atenção Básica para a efetivação do primeiro contato.

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Pinheiro Evangelista, B. ., Pinheiro Evangelista, B. ., Alves de Melo Araújo, M. J. ., Mendes Furtado Medeiros, L. ., Bezerra Duarte , R. ., & Márcia de Freitas , K. . (2021). Efetivação do atributo essencial primeiro contato na atenção primária à saúde: perspectiva dos usuários. Saúde Coletiva (Barueri), 11(70), 8706–8721. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i70p8706-8721

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos