DESMAME PRECOCE ENTRE CRIANÇAS MENORES DE SEIS MESES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

Palavras-chave:

Aleitamento materno; Desmame precoce; Atenção Primaria a Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar as evidências científicas relacionadas à interrupção do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de seis meses na Atenção Primária à Saúde. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura realizada nas bases LILACS, Scopus e PubMed®, com utilização dos Descritores em Ciências da Saúde em português: “Aleitamento Materno”, “Desmame Precoce”, “Atenção Primaria à Saúde”, no período de 2014 a 2021. Resultados: foram selecionados 11 estudos para análise interpretativa que permitiu a identificação dos principais fatores que levaram ao desmame precoce: desconhecimento da mulher, percepção da mulher de que tem leite fraco/insuficiente e o trabalho materno fora do lar. Conclusão: é primordial que a equipe de saúde identifique os fatores que prejudicam o aleitamento materno exclusivo para promover, apoiar e incentivar esta prática diminuindo os índices de desmame precoce.

Biografia do Autor

Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Discente da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Profissional de Educação Física

Marcelino Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão

Docente da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Farmacêutico Bioquímico. Doutor em Ciências.

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Docente da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.  Enfermeira. Doutora em Enfermagem.

Richard Pereira Dutra, Universidade Federal do Maranhão

Docente da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Licenciatura em Química. Doutor em Biotecnologia.

Ana Lúcia Fernandes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Docente da Graduação em Engenharia de Alimentos e da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Engenheira de Alimentos. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Floriacy Stabnow Santos, Universidade Federal do Maranhão

Docente da Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Enfermeira. Doutora em Ciências.

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Martins de Moura Stabnow Santos, R., Santos Neto, M., Gomes Nogueira Ferreira, A., Pereira Dutra, R., Fernandes Pereira, A. L., & Stabnow Santos, F. (2023). DESMAME PRECOCE ENTRE CRIANÇAS MENORES DE SEIS MESES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Saúde Coletiva (Barueri), 12(75). Recuperado de https://revistasaudecoletiva.com.br/index.php/saudecoletiva/article/view/2293

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos