Conscientização neuropsicopedagógica de profissionais de enfermagem no atendimento ao cliente com deficiência auditiva
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2022v12i83p12166-12179Palavras-chave:
Enfermagem, Comunicação, Surdez, LibrasResumo
Objetivo: Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de profissionais de enfermagem sobre a importância da linguagem em Libras como potencial facilitador aos cuidados de enfermagem voltada ao deficiente auditivo. Método: Participaram da pesquisa 26 profissionais de enfermagem, com idade compreendida entre 29 a 66 anos. Os participantes foram submetidos a um questionário contendo treze itens, que buscam avaliar o seu grau de conhecimento em relação ao atendimento ao cliente surdo. Resultados: Nossos resultados mostram que a maioria dos entrevistados não trabalha ou nunca trabalhou no atendimento ao paciente com deficiência auditiva e considera de fundamental importância o profissional de enfermagem aprender técnicas de comunicação visando reconhecer o estado emocional destes pacientes. Conclusão: Portanto pode-se concluir sobre a existência de um possível despreparo dos profissionais participantes do presente estudo em relação as habilidades comportamentais e comunicativas frente ao atendimento da enfermagem ao cliente com deficiência auditiva.
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