O Autismo na Atenção Primária. Avaliação Qualitativa da Interação Profissional e Paciente

Autores

  • Camila Ribeiro Mendes Faculdade São Leopoldo Mandic

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p14121-14141

Palavras-chave:

autismo, sus, capacitação, humanização

Resumo

O estudo tem como objetivo esclarecer quais as dificuldades dos profissionais da saúde no atendimento ao paciente com autismo, identificando as metodologias de ensino mais eficazes nas capacitações que promovam a inclusão. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da atenção primária e com indivíduos diagnosticados dentro do espectro autista. A entrevista foi baseada no Manual de Atendimento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista, desenvolvido pelo Poder Judiciário. A avaliação contou com a participação de doze pessoas, na saúde pública, no ano de 2023 e 2024 ( outubro de 2023 a maio de 2024).Os resultados mostraram nove temas importantes como futuras capacitações, sendo: sinais sugestivos para diagnóstico precoce, uso de dispositivos em casos de comunicação não verbal; função dos movimentos repetitivos; transferência de informações com o contato visual deficiente; linguagem objetiva no autismo; necessidade de previsibilidade nos atos clínicos; abordagem em crises, na presença e na ausência de acompanhantes; velocidade de processamento de informações no transtorno autista e hipersensibilidade sensorial como fator de influência no diagnóstico das condições clínicas de saúde. O estudo mostrou que a falta de conhecimento interferiu na condução dos atendimentos, bem como se tornou um fator negativo na identificação precoce dos sinais sugestivos desse transtorno do neurodesenvolvimento.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Mendes, C. R. (2025). O Autismo na Atenção Primária. Avaliação Qualitativa da Interação Profissional e Paciente. Saúde Coletiva (Barueri), 15(92), 14121–14141. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2024v14i92p14121-14141

Edição

Seção

Artigo Qualitativo