O lúdico como estratégia no cuidado no olhar da criança hospitalizada
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i52p2210-2221Palavras-chave:
Criança Hospitalizada, Cuidado, LudoterapiaResumo
Este artigo objetiva analisar o olhar de crianças hospitalizadas acerca do lúdico como estratégia no cuidado. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo do tipo observacional participante, realizado em um hospital universitário do Nordeste. Utilizou-se uma adaptação da técnica do desenho-história de Trinca entre setembro e outubro de 2017, sendo a amostra de nove crianças em idade escolar e pré-adolescentes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Após análise temática, obteve-se três categorias, que destacaram a brinquedoteca como um recurso apoiador no cuidado a criança hospitalizada; mostraram as abordagens preferidas do brincar no período da internação; e citaram os profissionais e seus procedimentos. Foi constatado que o modo de abordagem dos profissionais influencia diretamente no tipo de experiência que será um determinado procedimento, e que o lúdico é uma estratégia fundamental no cuidado hospitalar, uma vez que corrobora para a melhoria dos estados físico, psicológico e emocional da criança.